PAIS

A figura do pai é uma figura multipla. Pode-se chamar de pai aquele que contribuiu para nossa existência enquanto seres, o pai genético; pode ainda ser aquele pai que nos escolheu por amor sem doar seu genes mas que doou a sua vida em favor de um filho que veio por meios diversos mas a quem ele amou.

Pai pode ser , ainda, aquele que chamou-nos para si e nos educou, seja na letra, seja na palavra ou ainda no gesto, no exemplo, no caráter, na sutil demonstração de como o mundo funciona e nos convidando a pensá-lo e transformá-lo.

Existem pais que não compartilham da vida diária dos filhos mas sempre são porto seguro onde podem recorrer em tempos de dificuldade,mais emocional do que necessariamente financeira e material.

Pais há com os quais sentimos uma imensa alegria, uma vontade de compartilhar as coisas mas que respeitam quando queremos silenciar, reservar para nós as nossas emoções. Pode ser aquele provedor ou apenas colaborador na casa, dividindo tudo com nossa mãe.

Existem uma multidão de tipos de pai e aqui esqueço, propositadamente, aqueles que cometem violências ou desrespeitam sua companheira e filhos. Hoje eles são menos importantes do que todos os outros!!

Quero celebrar a vida daqueles pais que foram ou são motivos de alegria para todos. Não o pai "bom" mas aquele que aplica sua humanidade, cheia de erros e acertos, em prol daquilo que considera melhor para si e para seus filhos.

Aquele que se esforça entre suas limitações para cultivar a semente da alegria, da fortaleza, da tenacidade, do bem querer, da plenitude. Aqueles que muitas vezes choram ao velar seus filhos na incerteza do que terão o que comer no dia seguinte mas mesmo assim, mantém a fé que dias melhores virão.

Sobretudo, celebro o pai que deixa saudades quando distante, quando não se encontra entre nós, quando nos faz chorar de saudades cujas lágrimas, nesse momento, são o regar da saudade e o gritar da herança que trazemos dentro de todos nós.

Feliz dia dos pais à todos os que lêem essa crônica! Parabéns aos que já são pais mas os filhos encontram-se ainda no ventre da companheira amada, sendo tão amado quanto ela o é.

Saudações também àqueles que como eu, anseiam um dia poder trazer uma criança pela mão e que perguntam-se se serão bons pais. Acreditam que aqueles que duvidam são aqueles que constróem.

Parabéns a todos os pais!

André Vieira
Enviado por André Vieira em 11/08/2007
Código do texto: T602306