Gal e Bethânia

Estava ouvindo numa fita-cassete antiga (deve ter uns 30 anos) músicas interpretadas por Gal Costa e Maria Bethânia, duas divas da MPB. Adoro as duas. Coloquei duas fotos (tipo poster) na parede de casa . Nunca consegui me decidir sobre qual das delas gosto mais. Antes de rascunhar esta maltraçada, dentre outras músicas, ouvi Gal cantar "Força Estranha"e Bethâna, "Explode Coração", e meus olhos marejaram.

Sempre achei que as duas eram unha-e-carne. Ceto? Errado. Infelizmente. E tomando conhecimento de que nao eram amigas em temo integral fiquei pasmo. Sim, porque sou ainda um véio antiguado, pensava que as pessoas que começaram suas carreirs juntas, do mesmo estado, num mesmo movimento, que eram retratadas sempre juntas fossem realmente inseparáveis e amicísssimas. E, portanto, nada separaria as duas, nem detonaria sua amizade. Então de repente aparece uma notícia e derruba a imagem que eu fazia. Seguinte: antes de pegar a fita para ouvir li no jornal, na coluna de Ancelmo Góis, a seguinte nota: "O Reencontro de duas divas baianas". Eis o teor da nota: "A série 'O nome dela é Gal', que vai ao ar no domingo, no HBO, traz comovente depoimento de Maria Bethânia. Como se sabe, a relação das duas notáveis cantoras baianas é tumultuada. A irmã de Caetano reconheceu que quando foi chamada para participar dessa homenagaem - pelos 50 anos da crreira de Gal Costa - achou 'um pouquinho estranho, mas ao mesmo tempo fiquei muito feliz. Há muito tempo que não vejo Gal, muitos e muitos e muitos anos'. No final Bethânia disse sentir muita falta da amiga: 'Estou feliz, mito feliz mesmo. Queria mesmo, hoje, uma hora falar. Sinto falta. Sinto muita falta dela. Eu sou do interior. Eu gosto disso".

Demoraram mito tempo para se reconciliar, mas antes tarde do que nunca. Agora vou voltar a ouvir o resto da fita e sei que vou voltar a marejar os olhos quando Gal cantar "Sua Estupidez" e Bethânia, 'Negue'. Sou vidrado nessas duas músicas.

Elas podem ter os lunduns que quiserem, mas para mim são duas hermanas inseparáveis. Inté.

PS: É melhor flar de Gal e Bethânia do que ficar ouvindo as besteras do TSE.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/06/2017
Código do texto: T6022933
Classificação de conteúdo: seguro