O abalo
Um estrondo ensurdecedor de uma explosão bombástica. Todos se olham apavorados e correm em direção de um ao outro. Um tremor de terra. Gritos de pânico. Revoadas de pássaros assustados tomam conta do céu que parece ser invadido por nuvens negras, como num cenário de horror. Gustav cai no chão. Ivone se atira e abraça o filho. Jean Baptiste se equilibra no balcão enquanto tenta segurar o telefone e canetas que rolam com a trepidação. O desespero é geral, mas dura uma fração de segundos. Logo o barulho cessa. O chão estabiliza. Ninguém respira. Ninguém se mexe. Silêncio absoluto dentre olhares aterrorizados. Quando percebem que o abalo sísmico termina, caem em prantos. Caem no chão. Caem. Até que Jean Baptiste berra apontando para o lago. Todos se recompõem rapidamente e olham transtornados. O lago está esvaziando. Novamente hipnotizados todos seguem imóveis enquanto observam o nível da água baixar rapidamente. Até que o lago seca. Seca por completo. O brilho do musgo que surge das laterais do lago é de cegar, mas não capaz de ofuscar a animosidade dos peixes, que se debatendo em ânsia por oxigênio, são devorados por gaivotas. As aves, antes amedrontadas, agora gritam alertando as espécies do banquete que surge na terra molhada que agora reina no lugar do lago. Siris correm e escalam as margens, de onde esgueiram-se minhocas e insetos assombrados. A cena é de um inferno indescritível.
* Um sismo tectônico de potência descomunal ocasionou o deslizamento de placas tectônicas sobre a astenosfera na região da Umbria. Produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre, o fenômeno foi causado pelo choque de placas rochosas ocasionado pelo deslocamento de gás metano a 900 km abaixo do solo. A rachadura provocada na superfície engoliu um lago na província de Perugia
Diante daquele acontecimento tão surreal, ninguém consegue falar nada. Ivone e Jean Baptiste estão transfigurados. Mudo, Gustav caminha até a beira do lago. Em um misto de perplexidade e desolação abaixa-se e apanha uma pequena caixa vermelha que o atraiu desde o momento em que um facho de luz refletiu em sua tampa esmaltada. Gustav abre a caixa. Dentro há um anel.