JAPONESES SÃO TODOS IGUAIS
É o que diziam, a título de gozação, há algumas décadas. Agora, diante de tantos casamentos interétnicos ,mudou o panorama. Nova etnia surgiu, novas fisionomias que pouco lembram o nikkey –quando falo de nikkey ou patrício, refiro-me a descentes de japoneses -. Veja, por exemplo, no concurso de Miss Nikkey de Lins e Região, a vencedora tem sido filha de pais mistos.
Com a ideologia de que são todos iguais, autoescola até mantinha nikkey para fazer as provas práticas dos aspirantes patrícios. Cara-de-pau, prestava duas ou mais num dia só, crente da impunidade. Até que o examinador mais atento, olhando a foto do candidato no prontuário, que usava óculos, o que não acontecia com o do volante, descobriu a fraude. Saiu nos jornais da época.
Fomos na festa da cidade vizinha, de ônibus fretado, só de nikkeys. Terminado o evento, faltou um para podermos retornar. O motorista estava impaciente. Espera que espera nada dele aparecer. Até que deram sugestão razoável. Pegar o próximo japonesinho que passar e jogar dentro do ônibus. Já que são todos iguais...