Solidão, desilusão, amargura...

Há momentos na vida que, mesmo em meio a uma multidão, uma pessoa se sente só, solitária, desiludida e completamente amargurada.

Paulinho da Viola, um dos maiores sambistas de todos os tempos, conseguiu retratar e dissecar esteestado d'alma num samba antológico e maravilhoso, "A Dança da Solidão" (a Divina Marisa Monte canta esse samba). Ele diz no início: "Solidão é lava/ que cobre tudo/ amargura na minha boca/ sorri seus dentes de chumbo/ Solidão palavra cravada no coração...".

Compreendo e acho necessário a solidão positiva, aquela qe aproveitamos opara refletir, fazer nossas orações, sonhar, ler, escrever... Mas a solidãotipo lava que cobre tudo eé gerada pelo desalento, tristeza, sentimento de impotência diante de tanta ignomínia, essa solidão nos deixa não só acabrunhados e tristes, mas completamente atordoados. Dói paca, maltrada, tortura.

Nao digo que anula totalmente a pessoa porque ninguém enem nada mata a esperança - o sonho do homem acordado. O próprio Paulinho, no seu samba magstral e lindo, apontauma saída: "Apesar de tudo existe/ uma fonte de água pura/ Quem beber daquela água/ Não terá mais amargura".

Vamos procurar essa fonte de Paulinho e tomar tanta água que molhe a nossa caixa dos peitos. Detesto solidão negativa, desilusão e amargura. A amargura, hermanas e hermanos, é o fel da alma. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/06/2017
Código do texto: T6021125
Classificação de conteúdo: seguro