Banalização da Justiça

Não entendo pirocas nenhuma de leis, trâmites processuais, filigranas jurídicase etc e coisa e tal. Resumindo: sou mobral em Direito.

Mas sou alguém que procura se informar eobservar a ação da justiça. Sou também um cidadão que exerce os seus direitos de cidadania e não abre mão de externar as suas opiniões, inclusive sobre a justiça.

Asssim, por uma questão de consciência, mesmo que isso desagrade a maioria, inclusive amigos meus, acho que a justiça está extrapolando seus limites e, em assim sendo, está se banalizando. Está havendo um frisson muito grande de demonstrar poder, um excesso de "providências" totalmente questionáveis, é como se as autoridades judiciais estivessem participando de uma gingana para definir quem processa mais, quem rende mais, quem condena mais. E... fazndo isso comete injustiças, atinge a ordem jurídica, Diizia Rolland: "Quando a ordem é injusta, a desordem é um princípio de justiça", ou seja, o excesso de autoridade pode gerar a desordem.

Um dos absurdos, na minha opinião, cometidos pela justiça, sempre no estilo nazista, são as tais prisões preventivas desnecessárias. Vejam bem, segndo a lei a prisão preventiva se faz necessária somente quando o acusado está agindo claramente para prejudicar uma investigação, subvertendo, aliciando, emperrando a ação da justiça, ou ainda trazendo perigo à ordem pública. Vamsos a um exemplo: a prisão de Loures está correta porque ele estava recebendo propina de corruptores. Mas a de Henrique Alves, preso hoje anteds do galo cantar, no estilo nazista, talvez tenha sido um excesso. Por quê? Ora, porque esse sujeito já está sendo processado e não estava entravando a justiça e nem transtornando a ordem pública. Para qjue prende-lo? E fazer isso justamente neste momento? Como cidadão posso e devo ter a minha opinião e atpe fazer algum tipo de ilação, penso que se quis dar mais juma dmonstração de força e retaliar as medidas anunciadas para se conter os excessos judicias e policiais.

Nada tenho em favor de Henrique Alves, é um golpista, acusado de corruapção, processado no STF, unha e carne com Temer e Cunha e, portanto, na minha opiião é um cara absolutamente negativo. Mas a minha consciência me diz que a sua prisão foi desnecessária e, sejamos francos, injusta. Se acho isso por que não devo dizer? Um cidadão de verdade tem que ser independente. Que se dane lado politico. O importante é a verdade, a democracia e o estado de direito.

Por fim nada como lembrar Rui Barbosa: "Apior ditadura é a do jdiciário. Contra ela não há a quem recorrer". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/06/2017
Código do texto: T6019848
Classificação de conteúdo: seguro