Contradição, estilo e Buffon

Sou, graças a Deus, alguém que sabe ouvir as pessoas, que não monopoliza papo, não interrompe explicação e nem narrativa dos outros e nem contesta nada antes de pensar. Em resuno, apesar de ser um véio chato e meio arengueiro, sou bom ouvinte, embora de vez em quando dê umas farrapadas.

Alguns amigos lêem o que escrevo para os jornais de Pesqueira e de Arcoverde e uma meia dúzia às ves lê as maltraçadas que coloco nesta RL. Lêem e criticam, sempre descendo o cacete, raros são os elogios. Uma amiga, gente boa mas critica demais, não só lê meus escritos como policia (o termo é dela), sempre acha erros, gafes e o escambau de falhas. Ela confere todas as citações que faço, já achou erros incríveis. Mas hoje ela me disse que há algum tempo eu havia dito numa maltraçada que a gente devia escrever como fala porque, caso contrário, quando fr ler o próprio texto pensa que foi escrito por outra pessoa, que escrever como se fala era o estilo do escrevinhador. Confrmei. Ela então disse que ontem ou anteontem fui contraditório ao citar Buffon e sua frase: "O estilo é o próprio homem", e acrescentou, que citando o conde (eu não sabia que o sujeito fora conde) eu caguei (a expressão é dela) porque Buffon tamabém disse: "Os que escrevem como falam, esmo se falam mito bem, escrevem muito mal". Fiquei meio chateado, mas aceitei a crítica, afinal ela entende mesmo de literatura, não é mobral como eu no assunto. Só disse a ela que mesmo tendo sido uma fafe a citação do tal conde (segundo ela o sobrenome dele é Leclerc), a continuar escrevendo coo falo.Em outras palavrass dei a mão à palmatória, mas não abri e nem abro mão do meu estilo.

Mas como ela estava toda-toda,bancando a saberota, resolvi libear só um pouquinho da minha porção moleque. Dissesério a ela: - Neguinha (é como todos a chamamos), apesar de tudo eu fiquei com muita pena de Buffon (ela não manja nadinha de futebol, destesta), ele não merecia esse tipo de humilhação. Ela ficou pasma, sem dúvida pensando que eu havia abilolado de vez, afirmou que eu estava variando e que jamais poderia terpena de quem nçao conheci e que já havia morrido há muito tempo. Refutei dizendoque ele estava vivissimo dasilva conceição. Ela riu, mas os outros confirmaram minha informação, ela se aperrriou e então eu expliquei: - Neguinha, Bufffon não merecia levar quatro gols ontem na partida contrao Real Madrid. Ele é o goleiro do Juventus.

Ela não partiu pra cima de mim devido as risadas dos amigos, ficou só chateada e mudamos de assunto. Na saída eu apemnas disse: "Inté logo, cdessa Buffon em compotas". Ela não riu, me deu uma banana.

Mas acho que valeu a crítica. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/06/2017
Código do texto: T6019137
Classificação de conteúdo: seguro