Declaração Infeliz

Manhã do primeiro domingo de junho em Recife, tempo nublado, faz frio, embora não esteja chovendo, mas daqui a pouco chove. Resumindo: tempo péssimo para quem é asmático crônico, meu caso. Mas que fazer? Aguentar as pontas, o tranco, a asma. Estou acostumado, são mais de setenta anos com asma. É mole? Pensem num véio paciente e forte, modéstia à parte. Modestia uma ova!, sou mesmo forte paca. Aguentar o que aguento só quem é mesmo, como dizia um amigo meu, phodinha (com ph). Enquanto rascunho esta maltraçada, à mão, deitado, com uma prancheta e um lápis grafite número seis, caprichando na letra de forma pro neto entender e digitar certo, estou ouvindo uma velha fita cassete só com sambistas que os "iluminados" dizem ser do segundo time, mas que escondidos curtem paca. Deieu te amar, com Agepê, Retalhos de Cetim, com Benito, Porta Aberta e Bola Dividada com Luiz Airão, Cartade Alforria, com Luiz Américo... Evários outros.

Mas vamos ao assunto central desta maltraçada. Asssisti ontem ao jogo Real Madrid 4 x 1 Juventus, uma vitória acachapante do time espanhol. O excelente goleiro Buffon naomereca levar quatro gols numa só partida. E o Juventus ainda fez um gol lindo de meia bicicleta. Mas Cristiano Ronaldo fez a diferença marcando dois, o Morata, um jogador novo, fez ume o brasileiro Casemiro fez tamabém um gol lindo, um tirambaço de fora da área.

Admiro muito os atacantes. Ronaldo é mesmo um grande jogador, no nivel de Messi e Neymar. Mas gosto tambem dos jogadpores de meio campo, tipo Toni Kross e Modric. Quem ja jogou futebol sabe que o meio campo é fundamental num time de futebol. É o caso também desse emnno brasileiro Casemiro, é especialista em roubar a bola, acionar os atacantes e faz gols. Eu diria que ele lembra muito Zito, do Santos e da Seleçaão. Lembram-se? Esse Casemiro vai longe. Gosto do futebol dele como de de Paulinho, outro brasileiro que joga na seleção e esta também no estrangeiro.

Mas fiquei triste com uma declaração de Cassmiro numa entrevista ao jornal espanhol "El País": "É verdade não me sinto como um jogador de futebol brasileiro. Alguns tem a mesma qualidade, outrs a magia, outros o trabalho. Eu, sem dúvida, tenho esse último, a humildade e a vontade de ganhar sempre. Aprendi muitas coisas na Europa, me adaptei bem ao futebol daqui, talvez or isso pareça mais um jogador europeu do que brasileiro".

Ora, Casemiro foi infeliz, tudo que ele joga aprendeu nas bases do São Paulo. O jogador nao aprende humildade só na Europa. Não vou ulgar Casemiro por essa declaração, mas lamentei. Mais: fico pensando que os jogadores e pessoas que em outras profissões fora do Brasil estão com vergonha doseu país. erá que a crise morl gerou esse tipo de comportamento e fraqueza? Não sei, mas fiquei triste. Triste não só por Casemiro mas pelo Brasil, Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/06/2017
Código do texto: T6017871
Classificação de conteúdo: seguro