Não canto para enganar

É duro comer sem gostar, mas pior é pensar e não dizer, e o fim da picada é confirmar ou afirmar algo com que não concordamos.

Há ocasiões que, infelizmente, por mais sincera que seja uma pessoa ela é constrangida por uma situação tal a colocar uma espécie de máscara, ou seja, a engolir um sapo para satisfazer um parente ou um amigo. Mas não se deve exagerar nisso, que apenas não se crie uma discussão, polêmica, que se amenize algo, mas nunca se abrindo mão dos seus pontos de vista ou se buscando agradar, fazer média, angariar simpatia.

Sempre recordo uma frase do conde Bufffon: "O estilo é o próprio homem". Acho uma verdade abisssal. Não podemos contrariar o que somos, a nossa índole, o nosso caráter, as nossas idéias. Quando alguém nega o seu estilo, as suas idéias, a sua opinião, ela renuncia ao caráter. Quem tem carater não segue a moda manada. Nem no cotidiano, nem nas relações pessoais, nem falando e nem escrevendo. Nunca se deve fazer algo pensando no que os outros vão achar ou pensar. Mas no que nossa consciência dita. E priu.

Concordo que a sociedade avançou em termos de direitos e liberdade de expressão, acabou com muitos tabus e preconceitos. Mas há quem extrapole no tal politicamente correto, estão quase cassando o direito de discordar de certos pontos. Ora, isso é um absurdo. Por que devo cnsultar o que a cartilha do politicamente correto para emitir uma opinião, seguir um caminho ou até escrever? Por que deveria omitir isso e aquilo que penso com medo de alguém não gostar? Quem age de olho na moda do momento não está sendo sincero, nem correto, nem dizendo o que pensa. Está fingindo e sendo subserviente ao pensar dos outros.

De minha parte dane-se as modas, os dogmas, o que os outros pensam. Não tenho língua de osso, não omito o que enso e nem escrevo me policiando e tentando agradar po que, no momento, é moda. Lembro sempre de um vero de Vandre (da canação Dsparada): "Se você não concordar/ Não posso me desculpar/ Vou deixar você de lado/ Vou contar noutro lugar...".

Sou um arengueiro, não sei omitir o que penso. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/06/2017
Código do texto: T6017635
Classificação de conteúdo: seguro