Uma Carta Para Maitê
Cara sobrinha e afilhada, tenho tanto a te dizer sobre esse mundo que farás parte mas o espaço que tenho é pequeno demais. Portanto, preciso ser breve.
O mundo que lhe aguarda é vasto e belo, mas também perigoso e cheio de armadilhas pra desarmar e desafios para superar.
No entanto, tenho certeza de que tu vais tirar isto de letra e que contribuirei o máximo juntamente com seus pais para que isso aconteça tornando-se uma pessoa melhor.
O mundo que te espera está passando por momentos difíceis com as pessoas tentando levar vantagem umas sobre as outras, zombando de defeitos de nascença ou de crenças diferentes das suas, odiá-las por coisas banais e principalmente, sendo você uma futura mulher, ser alvo de cantadas maliciosas correndo risco de ser tratada como um objeto qualquer.
Nem quero falar aqui dos problemas que enfrentará, dos desgostos que o mundo pode trazer a ti e por aí vai.
Mas, por outro lado, o mundo é bem divertido e legal de viver. E as descobertas que fará através das brincadeiras de infância, das experiências que terás na vida e das primeiras leituras te levarão a novos mundos e as coisas mais fascinantes que pode imaginar.
Nisso sou suspeito pra falar, afinal, tive meu contato com a leitura desde muito cedo e ensinei inclusive sua tia a ler com ela lendo hoje muito mais coisas do que eu.
Quem sabe quando crescer tu não seja minha leitora ideal, criticando minhas produções quando necessário e até mesmo apontando sugestões para esse que vós escreve.
Tenho muita coisa ainda pra contar dos tempos antigos e modernos, embora ouça as histórias de vida que eu, seu pai, sua mãe, seus tios e seus avós vivenciamos e tantas outras experiências que daria pra escrever até mesmo um livro inteiro.
O que posso dizer é que todos nós aguardamos com entusiasmo sua chegada.
Até porque tenho tantas coisas a te ensinar e também a aprender por que o professor nunca deixa de ser aluno.
Seja bem-vinda ao mundo, Maitê