CRESCIMENTO É RENOVAÇÃO ("Toda estabilidade desgasta, morre e mata. Eu diria que até o amor enjoa de amar sempre da mesma forma." — CiFA

Ainda me lembro da primeira vez que a vi, minha ex-esposa. Não, ela não está morta, mas presa em uma cadeira de rodas. O medo, que muitos veem como uma fraqueza, faltou-lhe. O medo que, paradoxalmente, nos impulsiona ao crescimento e nos concede a verdadeira liberdade. As palavras do Rei Roberto Carlos, da canção "Fera Ferida", ecoam em minha mente:

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"Animal arisco

Domesticado esquece o risco...

Eu andei demais

Não olhei pra trás

Era solto em meus passos

Bicho livre, sem rumo, sem laços..."

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Amo-a como se não fosse minha prisão sentimental, porque será minha última paixão, pois é o mínimo que posso retribuir! Ela é minha fã, e diz que me admira por minha inteligência. Só os inteligentes apreciam a inteligência, por isso também sou seu fã. Mas, antes oprimidos pelo jugo do casamento, algo nos impedia de trocar elogios... Que se dane quem nunca viu ex-cônjuges se elogiarem.

Quando me perguntam por que não estou mais casado com ela, é porque hoje sei, nascemos para ser livres, artistas precisam ser livres. A arte, ah, a arte! Como disse Oscar Wilde, "A arte começa onde a imitação acaba". Neste meu caso, uma esposa convencional me atrapalharia muito pela imposição social. Seria promissor só se fosse "doida" como eu sou pela solidão! "O matrimônio não é a loteria. Na loteria algumas vezes ganha-se." (George Bernard Shaw).

Escrevo esta crônica como quem se encontra num momento de procura. E é verdade, quero entender o comportamento amoroso das mulheres. Quem sabe eu compreenda também o porquê se entregam a um dono! Disse Maquiavel: "Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" Inspirado vou, "Caminhando e cantando" o doce pecado do adultério para confirmação da liberdade. "Há pecados tão agradáveis que, se os confessasse, cometia o pecado do orgulho." (Sophie Arnould).

Eu confesso: não nasci para viver "amarrado", já experimentei a vida de casado, por duas vezes, era fatigante, eu me completo com a diversidade. O que ganhei já me basta: a certeza que só há uma diferença da prostituta para a mulher casada, esta é mais cara que aquela. Contudo ou por tudo, as experiências em si nunca são de todas más, servem para enriquecer as escolhas vanguardistas e não sei o que diabos é machismo! Para mim, essa acusação é apenas a expressão moderna do nobre vitimismo feminista, elas são livres para serem novidades todos os dias, por que me ignoram e me condenam?

Deus seria injusto demais, vinculando a felicidade das pessoas somente à família, sendo ainda os marginais também filhos de família! O amor verdadeiro substitui perfeitamente a família. Será se quem não tem família está proibido de ser feliz ou precisará se registrar em uma, para tanto? Deus me livre de ser feliz então, se não existissem outras formas novas. Que você não me ache infeliz, sugerindo-me seus métodos de sê-lo. Por que não me ajuda da forma que me faça melhor? Nossos modelos não devem ser duradouros, aliás, eterna felicidade não existe, só momentos alegres. Tudo é rotativo e até devemos duvidar de nossas certezas para haver uma renovação dos conceitos: isso é crescimento e liberdade de expressão verbal e existencial. Se todas as coisas estão em constante renovação, não é necessário a conservação de algumas. Salvação não tem sentido, só a morte...! "O segredo de um relacionamento feliz é cada um ter sua própria individualidade, liberdade, sua independência." (Aurilene Damaceno).

Toda a estabilidade desgasta, mata e morre. Eis a generalização que fugiu da regra! O Senhor tem mais poderes do que os Demônios. Ele nos instrui como usufruir do nosso destino da melhor forma, antecipando e intensificando os prazeres, talvez adiando o sofrimento: a carne é fraca, o Diabo atenta; mas, a vida de solteiro é boa! Eu diria que até o amor enjoa de amar sempre da mesma forma. "O fim da vida não é a felicidade, mas o aperfeiçoamento." — Madame de Staël.

ALINHAMENTO CONSTRUTIVO

1. Liberdade e Prisão Sentimental: Uma Contradição em Busca de Respostas?

O autor narra a complexa relação com sua ex-esposa, presa em uma cadeira de rodas. A liberdade, por ele vista como essencial, contrapõe-se à "prisão sentimental" do casamento. Como a sociologia pode nos ajudar a compreender essa dicotomia entre liberdade e amor, considerando as expectativas sociais e as experiências individuais?

2. A Arte Como Símbolo de Liberdade: Uma Fuga da Realidade Conjugal?

O autor cita Oscar Wilde ("A arte começa onde a imitação acaba") e George Bernard Shaw ("O matrimônio não é a loteria. Na loteria algumas vezes ganha-se.") para justificar sua busca pela liberdade através da arte. Como a sociologia pode analisar a relação entre arte e liberdade, considerando o papel da arte na expressão individual e na crítica social?

3. O Comportamento Amoroso das Mulheres: Uma Busca por Compreensão ou Uma Justificativa para o Adultério?

O autor questiona o comportamento amoroso das mulheres, citando Maquiavel ("Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!"). Como a sociologia pode nos auxiliar a compreender as diferentes formas de amor e relacionamento, combatendo estereótipos de gênero e promovendo a igualdade de direitos entre homens e mulheres?

4. Felicidade e Família: Uma Relação Necessária ou Uma Vínculo Limitante?

O autor questiona a ideia de que a felicidade está necessariamente ligada à família, citando Deus ("Deus seria injusto demais, vinculando a felicidade das pessoas somente à família"). Como a sociologia pode nos ajudar a repensar o papel da família na sociedade contemporânea, considerando a diversidade de estruturas familiares e a busca individual por felicidade?

5. Modelos Não-Duradouros e a Busca por Felicidade Eterna: Uma Utopia ou Uma Realidade Possível?

O autor propõe a ideia de que modelos não devem ser duradouros e que a felicidade eterna não existe. Como a sociologia pode nos auxiliar a analisar essa visão crítica dos modelos sociais tradicionais e da busca por felicidade constante, considerando os desafios e as possibilidades da vida em sociedade?

Bônus:

6. A Crônica como Reflexo da Sociedade: Uma Análise Sociológica das Relações Humanas

Realize uma análise sociológica da crônica como um todo, considerando as relações interpessoais, os valores sociais, os desafios da vida em casal e a busca por felicidade individual. Como essa crônica contribui para a compreensão das complexas relações humanas na sociedade contemporânea?