Xô, mesquinhos e injustos

Estou com o televisor ligado, mas sem som, porque quando assisto um jogo de futebol eu não aguento a conversa mole dos locotorrs e comentaristas. Daqui a pouco o Sport vai enfrentar o Botafogo. Não vou torcer por nenhum dos dois. Por quê? Ora, porque sou torcedor tanto de um como de outro, desde adolescente. E futebol para mim nao tem fronteiras. pelo menos a nível nacional. Omeu neto fica rindo, não entende nem a questão da tevê sem som, como eu não torcer hoje pelo Sport levando em conta que sou pernambucano. Nao entende a dupla paixão. ´R mesmo algo estranho. Que vou fazer se sou cheio de manias e paixões, e tambem esquisitices.

Mas o que desejo enquanto o jogo não esquenta, é falar de algo em que pensei o dia inteiro. Não, nao é algo especifico referente à política, se bem que englobe tambem esse setor.

Seguinte: nada, mas nada mesmo me repugna tanto quanto a mesquinaria aliada e macomunada com a injustiça. A mesquinhez é sem dúvida nenhuma a negação da solidaridade; e a injustiça a renúncia a qualquer resquício de caráter.

O danado é que lguns mesquinhos einjustos ainda chegam ao desplante de arvorar pilares da sociedade eda religião. É mesmo o fim da picada. Platão diizia que quem comete uma injustiça é mais infeliz que o injustiçado. Devia ter razão. Mas pergunto, o mesquinho e injusto tem consciência?

Prefiro, hermanas e hermanos, ficar com o que disse o pesqueiresnde Potiguar Matos, um dos melhores professores de Pernambuco em todos os tempos, além de grande historiador e cronista: "O ataque sub-reptício, o golpe rápido e traçoeiro do mesquinho, possui a perfeição dos escorpiões: não fere de frente, com tentáculos. Isso teria, enfim, coragem. Alcança de revés, é agulhada de cauda. Dói-lhe o mérito dos outros. Por mais humilde que venha a ser o mérito, não o suporta o mesquinho. Tece ele sua glória na mentira, jamais na criação. Avaidade é seu ´vício de Onan. Perturbado pelas suas limitações, mergulha num universo falso, enlouquecido pela própria torpeza".

Bem, vou ficando por aqui, vou assistir o resto do jogo, o Botafogo já está vencendo por 1 x 0. Não estou, repito, torcendo, qualquer um que ganhar eu fico satisfeito, até com o empate está de bom tamanho. Sou rubro-negro no Recife e alvi-negro no Rio. Ariano Suassuna era Sport, e João Saldanha e Vinicius eram Botafogo.

No mais, xô, mesquinhos e injustos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/05/2017
Código do texto: T6014977
Classificação de conteúdo: seguro