"Je suis un Pangloss mané"

Não há desculpa para um homem público, especialmente quando é detentor de mandato eletivo ou ocupa alto cargo, quando ele só diz as coisas pela metade, esconde, tergiversa, embroma e banca o bundão.

Por outro lado, na politica e na administração pública não há espaço para ingênuos, otimistas em excesso, medrosos e nem idiotas. Não se admite nem Cândido e nem doutor Pangloss, personagens de Voltaire, nem, claro, manés.

Mas alguns torram a nosa pacência e nos irritam querendo sair por cima de uma situação humilhante relevando e escamoteando a verdade, ou seja, quem foram os verdadeiros causadores da humilhação e vexame que sofreu,

Foi o caso do deputado Serraglio que até domingo estava ministro da justiça e, sem ser avisado, levou um pé da bunda. Foi dimitido em dia de domingo, caso raro, ele passa para a história comodemitido dominical. Na verdade foi demitido porque o presidente e seu nucleo duro (todos citados em aalgum escândalo) achavam Serraglio bunda mole e queriam botar na justiça alguém que conseguisse enquadrar a polícia federal e o ministério público. Nao é preciso desenhar. Só Pangloss em compotas não entendeu.

Não entendeu ou não quis entender, fico com a segunda hupótese, anto é verdade que enviou uma carta de despedida pelo site do Ministério que eé uma jóia de comportamento bundão e acomodado. Nela. pasmem, exalta e agradeceao presidentee ao minsitro Padilha a confiança nele depositada, a gentileza e baba paca, enfatizando que "trôpegos estrategistas" teriam feito pressão contra ele. Nao entendio emprego de trôpego, significa bêbado? Sei l[á, não adivinho, mas o ex-ministro devia ter dado nomes aos bois ou aos bêbados (trôpegos). Tem gente fazendo um bolão já colocaram o Gatinho Angorá, o marecham em compotas Jungman, o ínclito Renan, o probo Jucá, o intelectual e edcador de Belo Jardim, que entende muito de aviário, o Mendoncinha, os integrantes do time do incrível e honradíssimo Aécio...

Mas o ponto alto, o que me fez rir paca, foi que no iníco da "missiva" (ele deve chamar carta de missiva), Serraglio foi boçal e pretensioso, colocou uma frase em francês: "Rien est petit, quand le coeur est grand". Uma frase de Victor Hugo que nunca foi bundão. Para que frase em francês? Garanto que os ministros de Pernambuco mandaram logo chamar tradutores(eu sei do que estou falando,são mobral na lngua francesa).

Na verdade ele deveria ter clocado como epífrafe de sua caraa seguinte frase: "Je ne pas suis un Pangloss, um nané". E ter dado nome aos bois, ou seja aos "trôpegos estrategistas". Nóis sofre, mais nóis goza. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/05/2017
Código do texto: T6014788
Classificação de conteúdo: seguro