PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CAUTELA DE SOBREVIVÊNCIA ( II )

É claro que não me arrependo de minhas lutas, das noites perdidas e das longas reuniões e todas as vezes que deixei as pessoas que amo em busca de uma sociedade humana, justa, solidária e digna para a minha e as futuras gerações.

Porém se pudesse voltar no tempo, voltar ao inicio de minha carreira militar, na época da minha vida acadêmica e estudantil, conhecendo os fatos que conheço hoje e os “políticos” em quem acreditei em quem confiei, com certeza iria refazer meu projeto de vida e não teria me lançado de “cabeça” em defesa de lideranças oportunistas da chamada “esquerda brasileira”.

Tenho o dever de fazer esta crônica, escrever o que estou escrevendo, principalmente para os jovens, aos quais aconselho priorizem suas famílias, seus estudos, concluam todos os seus Projetos profissionais e deixem a política para a idade adulta e com cautela para não embarcar em canoa furada ou na aventura de políticos que só pensam em seus Projetos Pessoais.

Principalmente estudem e conheçam a realidade do seu povo, do seu país e seja como um revolucionário, pois a dúvida é a eterna Campania do revolucionário.

A ética tão propalada por alguns, é feita sob medida para cada interesse e para cada momento, infelizmente...

Como eu ia dizendo, acabei sofrendo grandes decepções, revoltado com as mudanças no PCB após a queda do muro de Berlim e as mudanças da chamada Perestroika e Glasnost na Rússia e todos os fatos que se sucederam o fim do “chamado socialismo real”, deixei o PCB assim que mudou de nome para PPS, não só eu, mas um grupo de militantes jovens.

A maioria foi para o PT, acreditando que seria um “avanço” a eleição de Lula, imaginem!? Um operário no poder, o sonho do socialismo ressuscitado no Brasil, Projetos de Educação, reestatização de empresas privatizadas, Projetos Sociais na cidade, no campo, avanços e mais avanços! Acabaríamos com os entulhos autoritários e com os Projetos Neoliberais iniciados por Collor, Sarney, FHC.

Não esperávamos, é óbvio, a implantação do socialismo por Decreto, mas com certeza jamais imaginávamos que Lula faria de seu governo a continuidade simplesmente do governo de FHC , não esperávamos que fosse apenas à administração da estabilidade do Real e a transformação da aplicação de Recursos Públicos institucionais em pirotecnia política como é o tal P.A.C.

A meu ver, para o projeto em andamento no Brasil, o arrocho de pensões, aposentadoria, o desemprego, a república do empréstimo consignado; FHC, Itamar ou Alckmin, com certeza teriam mais competência para fazer.

O mais grave do que isso no campo político, vimos à destruição de dezenas de jovens lideranças do PT, pessoas que lutaram por toda uma geração em defesa do projeto do partido e viram seus espaços ocupados por direitistas oportunistas que caíram de pára-quedas no partido e vieram ocupar espaços institucionais em cargos eletivos de Prefeitos, vereadores, deputados estaduais, Federais etc... pois a militância mais aguerrida e de esquerda passou a ser perseguida e discriminada violentamente no governo Lula e pelos pragmáticos que assumiram o Partido. Na verdade corruptos do mensalão. A história de Heloisa Helena, Luciana Genro, Babá, Chico Alencar do Rio e milhares de outros militantes,que hoje estão fora do partido. Muitos saíram e outros acabaram expulsos e execrados depois de dedicarem a vida ao partido e pagarem o alto preço pelo sonho que virou pesadelo.

O jovem é de coração puro, é generoso e se comove com os discursos e muitas vezes se deixam enganar, pois acreditam em lideranças oportunistas que não pensam duas vezes em utilizar a energia, a força, o sonho dos jovens e pessoas que acreditam e sonham com um mundo melhor, em seus projetos pessoais, após isso não titubeiam em deixar estes “companheiros de caminhada” a beira da estrada., com a vida pessoal destroçada e com os sonhos destruídos...Apesar da generosidade de seus corações, não acompanhem qualquer canto de sereia...Atrás de belas sereias que o

enfeitiçam muitas vêzes se escondem monstros sem alma. Depois eles te ignoram e mandam seus "cães" o difamarem em cada canto.

Acompanhei um canto destes e quase destruí a minha vida e a vida de meus filhos, sei exatamente do que estou falando e tenho o dever e a obrigação humana de alertar a nossa juventude.

Deus há de dar oportunidade de publicar as memóreas que estou escrevendo, com farta documentação, fotos, declarações, documentos etc... Não perdi a esperança em um mundo melhor... Quem faz poesia, acredita no ser humano e sonha, às vezes pode cair em armadilhas, mas a experiência deve ser passada honestamente para que outras pessoas não sejam vitimas das armadilhas da política e da militância... Quem deve ser respeitado é a pessoa que nos respeita de fato.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 10/08/2007
Reeditado em 11/08/2007
Código do texto: T601384