PÁSSAROS LIVRES
Junto com a minha esposa estávamos fazendo a nossa caminhada matutina por um bosque, onde aprendemos a viver e conviver com os animais - que já estavam lá morando antes de nós. Compramos a nossa parte da terra - um dia alguém, antes de nós, muito antes, se apossou da terra e se intitulou o dono inicial e foi vendendo para outros e esses outros também as venderam.... Mas os bichos e os antecessores deles também se apossaram da terra... Mas nunca a venderam e convivem e cedem espaços aos demais bichos... .Estas são as diferenças do homem “civilizado” e os animais, não “civilizados”.
“ESTAVAMOS SEGUINDO POR UMA ESTRADA”
Estávamos seguindo por uma estrada com mata no seu sentido longitudinal, com árvores nativas ali nascidas para dar vida ao planeta e poderem abrigar e dar comidas aos animais. Notamos que um pássaro de cor acinzentado... E até achamos que ele estava cansado de voar, seguia apenas caminhando em nossa frente, seguindo na estrada e como ele caminhava de uma forma mais lenta do que correndo, diminuímos o nosso andar para apreciarmos o gracejo do pássaro... E se pararmos ele também parava e por algumas vezes olhou para trás nos espiando como se estivesse querendo acompanhar a nossa caminhada, ou quem sabe era um pássaro mais inteligente e queria dar o seu show.... E deu, nos acompanhando por uns duzentos metros quando resolveu levantar voo e seguir fazendo aquilo que mais gosta... Da sua liberdade de voar e deve ter ficado com pena de nós que só sabemos nos locomover de forma bípede, ou usarmos de tecnologias “inteligentes” que nos transporta de forma mais rápida, e que as vezes são transportes só de ida, sem volta – ainda tem alguns seres humanos que querem ver o pássaros de perto e os castiga em uma gaiola que pena... Dos pássaros e de quem os prende.
Neri Satter