O CARROSSEL DO PROGRESSO

Num canto da Disneyworld, tem um brinquedo meio escondido, com menos filas que os outros, pois parece ser uns 20 ou 30 anos mais antigo que os demais. Na verdade, é dos anos 60. Em sua descrição, a única coisa que motiva a ver é que é uma atração criada pelo próprio Walt Disney. É um carrossel onde vão passando cenários, mostrando como eram as casas americanas nos anos 20, depois nos anos 20, anos 40, 60 e na atualidade, com bonecos animados mostrando uma família, que vai envelhecendo e mudando seu modo de vida. Tem uma música bem legal, que diz “há um grande, enorme e lindo amanhã /brilhando ao fim de cada dia / o amanhã está a apenas um sonho de distância”.

Embora a técnica da apresentação seja um pouco antiga – dizem que o próprio Disney proibiu que mudassem seu conceito ou a fechassem – é, sem dúvida, uma das melhores que já vi. Mostra que o avanço da tecnologia condiciona a própria evolução da humanidade. Mostra ainda que a vida nas famílias segue, ainda que em ambientes adversos. Mostra que o homem cria e faz sua vida melhor ao longo dio tempo, com o esforço de milhões de pessoas, uma doida combinação de muitos fatos dispersos. Um cara cria o zap em outro lugar e a vida do mundo inteiro muda.

Nas décadas retratadas pelo brinquedo, houve guerras mundiais e regionais, golpes militares, revoluções sangrentas, movimentos culturais importantíssimos, guerra fria, violência urbana. Quem viveu os anos 60 a 80 sabe que a ameaça de um conflito nuclear realmente existiu. Apesar da bomba atômica, já uma tecnologia septuagenária, seguimos.

O meio ambiente macro nos afeta, o microambiente nos determina. As leis, guerras e situações criadas pelos outros raramente modificam nossa vida, em alguns casos gera mortes. Entretanto, na maior parte do tempo, é a vida entre as pessoas de nossa família, amigos e colegas de trabalho ou estudo que definem nossa paz pessoal, sucesso profissional e a própria felicidade.

Toda vez que a realidade do país parece sombria, procuro lembrar disso. O tempo não para, a vida segue seu curso, qualquer que seja o macroambiente. Será o microambiente, aquilo que podemos realmente influenciar que decidirá nossa felicidade. Nesse mundo menor, nossa atitude determina muito. E não vai ajudar em nada entrar em choque com quem você gosta por causa de A ou B ser presidente. Por mais qualidades ou defeitos que possam ter, só vão mudar seu mundo para pior se você der a eles mais importância do que realmente têm.

Paulo Gussoni
Enviado por Paulo Gussoni em 26/05/2017
Reeditado em 28/05/2017
Código do texto: T6010173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.