R o s q u i n h a s

Dos costumes de antigamente, no tocante à comida, do que sinto muita falta, não riam, please, é das rosquinhas. Ah, que saudade daqueles momentos, sobretudo à tardinha, quando desgustava uma meia dúzia de rosquinhas ainda quentinhas, eu morava numa casa quase vizinha à padaria...

Hoje, morando no Recife, quase nunca encontro as danadas das rosquinhas. As padarias não fazem mais e muito menos elas aparecem nos supermercados. Por falar neles não há pão mais ruim do que o dos supermercados. Mas há padarias de bairros mais afastados que ainda fabricam as bichinhas.

Lembro de como eu fica ansioso, num pé e noutro, esperando que as rosquinhas saisssem do forno da padaria. Era uma festa, a gente comia, comia anão, degistava, degustava nao, devorava, às vezes tomando café, outras vezes acompanhadas de guaraná caçula, ou sem nada, de vez em quando eu melava algumas com manteiga do sertão, mas gostava mesmo era delas puras e quentinhas. Era um maná dos deuses.

Mas hoje, mesmo que arrumasse quem me trouxesse as rosquinhas das padarias dos bairros afastados, caso dfe um amigo porteiro do prédio, eu não poderia desgustá-las porque não posso mais comr pão, só pao integral, esse pão horrível de doente. Como quase a pulso.

Bom, vouconfessar algo, ontem precisei ir a um bairro afastado vizitar um amigo de Arcoverde que está doente. Pois bem, na volta, antes de pegaro ôniibus, taxi está caro demais, avistei uma padaria, aí entrei e avistei numa cesta as queridas rosquinhas, não deu para não quebrar a dieta, comi várias e duas xícaras de café. Não tive remorso, faz bem desobedecer a sitadura dos médicos pelo menos eventualmente.

A verdade é que as rosquinhs têm o sabor da infância. Inté.

P.S. Vou fazer uma pergunta cabulosa, que vocês preferem, uma coxinha, um pedaço de mortadela ou umas rosquinhas quentinhas? Eu fico com as rosquinhas, mas anão rejeito nem a coxinha e nem a mortadela. Sou um democrata no que diz respeito à comida. Rsssssss.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/05/2017
Código do texto: T6001085
Classificação de conteúdo: seguro