Farra Pernambucana

Não sei o mesmo acontece noutros estados, mas em Pernambuco, segundo dados oficiais e públicos, gastou, pagando apenas de penduricalhos ao setor público, a fábula (ou fortuna), no ano passado, de 158,1 milhões de reais. São os seguintes os penduricalhos pagos: auxílio-moradia, diárias, passagens e locomoção, auxílio-transporte e auxílio moradia (não está incluído o auxílio palitó que são de mais dois salários por ano aos vereadores do Recife). Os marajás que receberam essa fortuna a título de penduricalhos são do Tribunal de Justiaça. Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e vereadores do Recife.

É claro, lógico e evidente que no montante citado nãoestão os salários propriamente ditos que são altíssimos. Para se ter uma idéia com essa fortuna paga de penduricalhos poderia ser adquiridas 1.919 ambulâncias ou 3.084 viaturas policiais, ou construídas 790 casas ´populares, ou distribuídos 306.496 carros-pipas de 15 mil litros d'água, ou pagos 168.787 salarios minimos ou então com a grana poderiam ter construído mais um Hospital da Mulher no Recife.

Uma pergunta não pode calar: por que não se crta esses penduricalhos como forma de melhorar as contas públicas? Por que só os mais pobres são punidos pelas medidas fascistas dos governos? Esses penduricalhos podem até ter respaldo de alguma lei (há toda qualidade de lei ´para inflar o salário dos marajás), mas é imoral.

Mas não se vê um só político combater essa farra pernambucana, nem da direita, nem da esquerda, nem do centro e nem de banda. Combater penduricalho de marajás é fruta braba em Pernambuco. Os marajás tem muita força e poder. Ah, Pernambuco, imoral, imoral. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/05/2017
Código do texto: T6000149
Classificação de conteúdo: seguro