UM CORPO NU


 Nesta crônica, eu quero mencionar uma frase de autoria de Mark Twain. “SE FOSSE A VONTADE DE DEUS QUE NÓS VIVÊSSEMOS NUS, TERÍAMOS NASCIDOS ASSIM.
        Na Grécia Antiga, eram comuns banhos desnudos, e também as provas esportivas, eram feitas sem roupas, o roupamento, era uma forma de proteção ao corpo, bem como para agregar alguns enfeites. Se olharmos as grandes esculturas feitas na antiguidade, muitas delas eram feitas sem haver necessidade de tapar alguma parte do corpo, como as genitálias, pois o corpo era um todo, e ficava bonito assim completamente desnudo, e até hoje os corpos nus, são apreciados como uma arte, e deve ser visto sem questionar os detalhes genitais.

     Na atualidade o naturismo, que iniciou a sua prática na cultura Francesa, e hoje se espalhou pelo mundo, é uma doutrina filosófica, que cultua o nudismo com princípios éticos, e comportamentais, que retornam e preservam a natureza no seu todo.
     Em nenhum momento fiquei surpreso ou chocado, com a notícia que correu o mundo, (Maio/2012) onde uma artista brasileira teve suas fotos de nus artísticos publicadas na internet, como se fosse um ato escandaloso.
      Fotos artísticas usando o corpo nu, assim como fazem os artistas ao pintarem suas telas e também os escultores que servem de nus com modelos vivos.  Acho que a grande preocupação da artista era por ter se exposto gratuitamente, pelo fato da grandiosidade da sua fama, e ela teria o direito se preservar ou de receber pelo seu desempenho nu. 
     Mas a vergonha de se expor nua de forma artística, ela não existe. Na opinião de quem vê a vida como ela é, ou como ela deveria ser.
      Nós nascemos nus e foi o ser humano que trouxe as roupas, não só para nos proteger e enfeitar, mas para tapar algumas partes, mesmo quando estamos na melhor fase do calor climático, onde o nosso corpo precisaria mesmo era ficar totalmente nu pela saúde.
      E quem ainda não ficou desnundo em algum momento? Desde que a nudez não seja em público... ou  nos lugares destinados aos que cultivam a liberdade e o despreendimento... sem alterar o respeito próprio e dos seus semelhates "humanos" porque os animais sempre estão nus e não se ofenderiam. 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 14/05/2017
Reeditado em 03/03/2021
Código do texto: T5998740
Classificação de conteúdo: seguro