COMER BEM, OU SER NUTRIDO

Hoje era o dia 04 de Outubro de 2012, e eu estava ali sentado bem à vontade numa poltrona, coisa de idoso, mas também tem os cheios de saúde, que gostam também de se acomodar numa confortável poltrona.
Casualmente se encontrava uma televisão na minha frente, exibindo-se. E ali naquela televisão estava um cozinheiro demonstrando uma receita de sobremesa que ele mesmo se gabava de ser muito saborosa – e pelo visual parecia.
Achei curioso, pois antes as mulheres é que se dedicavam a cozinha, como invejadas na arte ou na grande arte de cozinhar, mas depois que elas mulheres começaram a competir com os homens na busca de empregos, os meninos, que hoje já são grandes começaram a atacar no aprendizado da gastronomia. Então tá, houve mais ou menos uma troca de aptidões, mas ambos os sexos estão competindo de igual para igual, tanto na cozinha como fora dela.
Mas voltando a sobremesa que era composta por quatro maçãs, acrescidas com sumo de limão, mais mel e passas de uvas e posteriormente tudo foi enrolado num papel de alumínio, e colocado no fogo por uns quarenta minutos. Posteriormente depois de assado, o invólucro era aberto e colocado mais canela e passas de uvas e recolocado novamente no fogo aberto para dourar, por mais vinte minutos.
Depois de todo o processo demorado, explicado com ares de mistério e ritual, era então servidos aos que estavam já com água na boca. Todos adoravam aquela gostosura bem feita e ritualizada. É claro que ficou bom, e é por isso que a maioria das pessoas ao comer bem ao invés de se nutrir, está acima do peso desejado.
Se me pedissem para eu escolher aquelas maçãs, acrescidas de outras guloseimas, eu preferia comê-las in natura, antes do processo e dos acréscimos, pois seriam mais saudáveis e mais nutrientes, e quem sabe é uma das razões por eu ter atualmente aos 70 anos com 73 quilos, o mesmo peso, com 20 anos.
Onde eu quis chegar: - é de que atualmente com os grandes cozinheiros e cozinheiras, que ostentam o status de Chef, normalmente estão com o peso acima do ideal. Eles fazem realmente grandes feitos gastronômicos, usando receitas inimagináveis, que vãos aos milhares de pratos e sabores e muitos conseguiram até certificados em faculdades.
É por isso que eu quando peco na minha alimentação, são considerados exceções – aliás, ninguém é de ferro.
O ideal é que nós comilões tenhamos, uma meta de peso máximo que devemos considerar, como um alerta. Fique atento em prol da tua saúde, pois a vida depende dela.
Que teu alimento, seja teu remédio e teu remédio seja teu alimento (SÓCRATES)
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 14/05/2017
Reeditado em 21/01/2021
Código do texto: T5998649
Classificação de conteúdo: seguro