Fraqueza, canalhice, delação e fascismo

Não concordo de jeito nenhum com a delação premiada. Sim, admito que ela pode até ser útil para desvendar certos crimes. Mas quando ela se confunde e se afigura ser obtida por meio de coação e uma espécie de tortura psicologica, numa negociação que visa apenas à culpabilização de determinadas pessoas, eu entendo que é algo não só errado mas absolutamente repugnante.

Não condeno radicalmente os que fraquejam e delatam amigos e correligionários. Compreendo a fraqueza humana. Exemplo: Pedro negou o Cristo três vezes. Por que fez isso? Fraqueza humana. Galielu abjurou diante da inquisição e negou que a terra nao fosse o centro do universo e que a terra girava em torno do sol. Por que fez isso? Por medo de ir para a fogueira. Quantos combatentes da luta popular não denunciaram companheiros nos porões da ditadura? Vários delataram. Por que fizeram isso? Com medo de morrer de tanta tortura física. Em suma: a fraqueza humana é algo normal e, em certas circunstâncias, transforma alguem num delator e faz outros mudarem suas idéias.

Mas a delção premiada foge à regra. Alem de ser uma espécie de tortura mental e psicológica, é obtida quase sempre quando a pessoa está presa, longe da familia, afastada de suas mordomias, com medo de mofar na cadeia por muito tempo, de perder rudo que conseguiu via corrupção... Assim, esses presos são capazes de denunciar até o pai, a mãe, os amigos e o escambau. Dizem éxatamente o que os "inquisidores" quwerem ouvir, ha toda uma negociação, a delação só é aceita se obedecer ao beabá dos inquisidores, quando revelam algo que foge ao script, um "torqemada em compotas" logo dz:- Isso não vem ao caso. Então os delatores pintam o sete, viram as canecas, enfeitam o maracá, inventam,caluniam, criam várias histórias, enfim, abrem mao da honra, a ´ppesia do dever, para sair da cadeia e ainda ficar com parte do que roubaram.

Vários delatores obtiveram crédito na sua delações sem apresentar uma só prova concreta. Mas suas mentiras divulgadas pela mídia massacram pessoas e abalam reputações independente de provas concretas. Os alvos das delações são condenados sem provas, massacrados, execrados num processo muito parecido com o fascismo e o nazismo. Há até gente da justiça que diz abertamente que não é preciso prova concerta, mas convicção, literatura jurídica, dominio do fato, ou seja, julgam e condenam sem provas, ao seu bel prazer, como se seguissem um roteiro adredemente preparado.

Não sou jurista, não entendo de leis, mas sou cidadão e cidadão consciente, por isso a mim repugna essas delações premiadas. Acho algo parecido com uma ditadura. Disse Rui Barbosa: "A pior ditadura é a ditadura do poder judiciário, Contra ela não há a quem recorrer".

Acho a delação premiada, do jeito que está sendo usada no Brasil, um recurso fascista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/05/2017
Código do texto: T5998246
Classificação de conteúdo: seguro