G e n i

Há uma música de Chico Buarque, "Geni e o Zepelin", parece que foi composta para uma peça adaptada de um conto de Maupassant, "Bola de Sebo", que conta a história de uma marginalizada pela sociedade que salva uma cidade e depois as pessoas esquecem e se voltam contra ela. Diz o refrão da música: "Joga pedra na Geni/ Ela é feita pra apanhar/ Ela é boa para cuspir/ Joga merda na Geni..."

É nessa música e na história dessa marginaizada que penso quando constato os seguidos atentados contra a Constituição pelos golpistas e fascistas de todos sos naipes. É como se a Constituição e os avanços sociais, além dos direitos dos trabalhadores e aposentados, fosse a injustiçada Geni. Como ela serviu à cidade, essa Carta Magna e esses direitos serviram ao país,principalmente aos mais pobres e injustiçados. Mas os poderosos e seus capachos, tipo a classe média alta e a baixa que quer ser média, acham que os mais pobres não podem ascender na vida e nem compartilhar os benefícios da civilização. Pensam: - Como um filho de um mero operário, porteiro ou lavadeira pode ousar querer ser doutor? Era só o que faltava! E outras derivações do preconceito social. Então fazem coro com a mídia fascista e jogam pedras na Constituição como o povo da ficção de Maupassant frez coma Geni. Na Constituição e nos direitos sociais. O qe ser quer é barrar os direitos e a ascensão dos pobres.

Acho que não se pode e nem deve deixar que se faça com a Constituição e com as conquistas sociais, o qu fizeram com a Geni do conto. A Constituição e os dieitos e avanços sociais preccisam ser preservados. Quem concorda com aspressão de direitos e estupro da Consituição é um anticristão e antidemocrata, é alguém que não tem a emoção da solidariedade e nem é democrata, é um fascista.

Vou mais além, um povo que não defende a Constituição e os direitos e conquistas sociais não é povo, mas um aglomerado de covardes. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/05/2017
Código do texto: T5998137
Classificação de conteúdo: seguro