Zorba e os materialistas em compotas

De vez em quando lembro de Zorba, o pesonagem principal do estraordinário romance de Nikos Kazantzakis, tramsformado num dos maiores filmes de todos os tempos, com Anthony Quinn vivendo Zorba, sem esquecer a música inesquecível, "A Dança de Zorba".

Para mim o melhor do romance e do filme é a filosofia libertária de Zorba. Jamais vou esquecer do trecho em que Zorba discute sobre fé com o seu patrão, um intelectual que era também materialista. No auge da discussão Zorba conta ma historinha que arrasa as teorias do intelectual materialista. Contaele que o seu avô, um cara meio gozador, fora feita ao Santo Sepulcro, em Jerusalém. Quando voltou à aldeia, um dos seus compadres, ladrão de cabras que nunca na vida fizera nada de limpo, lhe perguntou: "Então, compadre, nçao trouxe um pedaço da Santa Cruz do Sepulcro para mim?". O avô de Zorba respondeu: "E como não trouxe!, achaque eu ia me esquecer de você? Vá esta noite lá em casa, leve o padre para abençoar e eu lhe entrego. Leve também um leitãozinho assadoe vinho, vamos festejar o aontecimento. Chegando em casa, o , o velho gozador tirou da porta, já toda carcomida, uma lasquinha de maneira, não maior que um grão de arroz, envolveu num pouco de algodão, pingou uma gota de azeite e ficou esperando o compadre. Quando o ladrão de cabras chegou, com o padre, trazendo, óbvio, o leitãozinho assado no ponto e o vinho, recebeu o pedaço de madeira da porta. O pobre homem se ajoelhou diante do pedaço de porta, depois pendurou-o no pescoço e, enfim, devoraram a comida e o vinho. Desse dia em diante virou outro homem. Foi para as amontanhas e juntou-se aos guerrilheiros. Corria valente em meio das balas. Por que devia ter medo se trazia com ele um pedaço da Santa Cruz? O chumbo não podia atingir o seu corpo. ele estava fechado. Então Zorba, rindo, aplica o e xeque-mate no patrão: "A idéia é tudo. Você tem fé? Então a çasca de orta velha vira auma relíquia. Você não tem fé? A Santa Cruz todinha vira porta velha".

Pode ser que eu nao tnha sido exatamente fielao texto do grande escritor, mas é em sintese essaa filosofia religiosa de Zorba. Éa a ele que recorro sempre que discuto com alguns materialistas em compotas. Uma maçada essas discussões. Sim, porque esses sujeitos na primeira dorzinha que sentem começam a griar, "Ai, meu Deus!", "Ai,, minha Nossa Senhora!", "Ai, meu Jesus!". Mas posam de materialistas. Materialistas em compotas. Mesmo os grandes teóricos e suas masturbações sociológicas, os ateus convictos, na Hora H, recorrem a Deus.

Sempre digo que anão importa como se denomine Deus, se Jeová, Alá,Tupã... Ou Força Superior. O que vale eé acreditar, ter fé. Como contemplando a natureza, os fenômenos, o ceu, as estrelas, o Universo, alguém pode achar que tudo isso não teve ma prigem e que essa origem é a Força Superior? Não é preciso tese, livros. dissertações... Basta olhar para o céu, contemplar a natureza, ter consciênciaq da vida. Para que complicar e perder tempo? Eu prefiro ter fé. Graças a Deus. Agor vou ouvir a música "A Dança de Zorba". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/05/2017
Código do texto: T5997303
Classificação de conteúdo: seguro