Sem Noção

Sou alguém conhecido por conseguir aturar bêbados, mentirosos, chatos e até metidos a valente (aqueles que quandofalam com a gente quem está de longe pensam que estão nos esculhambando, a bem da verdade acho valentia algo abstrato, ela só aparece, quando aparece, no momento certo). Sim, sou paciente e aturo todos esses tipos, principalmente os que conheço e, confesso, alguns são amigos meus.

Compreendo a natureza das pessoas, a sua maneira de ser, também o vício da bebida, a fraqueza da mentira e destino de ter nascido chato e antipático. Não cabe a mim censurar e nem julgar ninguém. Tenho outra característica quwe me ajuda muito: sou bom ouvinte, confesso que às vezes finjo está ouvindo certas besteiras e arengas e estou long, bem longe, pensando noutra coisa, afinal não sou santo.

Agora, o que nao consigo aturar e o sem noção, o tal amostrado, narcisista em compotas, mala sem alçae egoísta. Não, nao para aguentar. Nesse caso viro intolerante, principalmente quando o sem noção é incapaz da emoção da solidariedade, da virtude da parcimônia, do gesto largo da partilha, do espírito de grandeza de saber vivr em comunidade onde todos têm o mesmo direito e há algo fundamental: partilha.

Sou um homem velho, assei dos setenta, vi muita coisa, vivi muitas coisas, errei muito, pequei muito, cometi deslizes e farrapadas. Mas nada de que me envergonhe. Recomeçaria, se necessário ou posssível fosse, tudo outra vez. Só uma coisa anao faria: fumar. E talvez não me envolvesse diretamente com a política, mas não abandonaria as minhas idéias e lutaria por elas em outras tribunas.

Pois bem, não tem jeito para aguentar e nem tolerar o sem noção, o espaçoso, o amostrado, aquele que se acha dono de qualquer espaço, aquele que partilha para ele é fruta braba. Na vida quem não é capaz de partilhar e compartilhar é um egoísta e jamais terá o carinho e nem o reseitode uma comunidade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/05/2017
Código do texto: T5997010
Classificação de conteúdo: seguro