IDADES... ALGUMAS DELAS
Outubro/2014

Eu estava ministrando minhas aulas de judô em Canoas/RS, quando fui visitado por um ex. atleta de luta olímpica, que queria mostrar seu talento de atleta e durante o treino fez uma roda árabe, técnica de ginástica, no sentido longitudinal do tatame. Eu com meus 27 anos aproximado olhei e fiquei impressionado com aquela técnica principalmente quando o meu visitante falou-me: olha que eu estou com 40 anos.
Quando nós somos mais novos, até pensamos que os de 40 anos são velhos. Quando eu estava com meus cinquenta anos... Apreciava um nadador na Colina do Sol que desempenhava esta função por um longo tempo... Então eu perguntei à ele qual era a sua idade: 60 anos respondeu! Comparando com o de quarenta anos eu cheguei a conclusão que aos 60 era possível ainda treinar, ser um atleta... Não para competir com os outros, mas sim consigo mesmo. Comecei a analisar as idades... Muitas delas e o que se pode ou não fazer em termos físicos, com elas.
Apenas citei dois casos para ilustrar o conteúdo e porque dessa crônica - existem muitos casos e alguns até que competem, já que as idades estão com médias mais altas, e alguns promotores de eventos estão apostando na competição dos másteres e veteranos.
Não quero citar meu caso como um exemplo... Pois atualmente existem modelos de idades “avançadas” bem mais interessante como atletas que eu continuo admirando e me inspirando, mas gostaria de incentivar os mais novos que acham não ser possível passar dos 60 anos e praticar esportes....mas é.
Hoje aos 71 anos... Executo a mesma roda árabe feita pelo meu amigo com 40 anos e quando eu tinha vinte e poucos jamais iria pensar dessa forma. Nado com desenvoltura similar a do outro meu amigo na Colina do Sol que possuía 60 anos. Mas praticar a arte do judô é o meu desafio principal, mesmo com 73 anos...Ainda participei de uma competição lutando em três combates num campeonato Brasileiro de másteres com atletas mais novos, porque não havia atletas na minha categoria de idade.
Iniciei corridas de ruas aos 70 anos e até os 73 participei de 35 corridas. Não me sinto velho. Eu, quando mais jovem, nunca pensava em ser atleta aos 73 anos...e ainda pratico... Não sei ate quando. Antes eu admirava um atleta ousado com 40 anos, mas hoje admiro os com o dobro...80 anos. Vamos sair da poltrona.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 11/05/2017
Reeditado em 10/12/2020
Código do texto: T5996359
Classificação de conteúdo: seguro