RELIGIÃO E O FANATISMO
 
A
doutrina religiosa tem o seu lado positivo em relação ao bem viver. Como a convivência e a harmonia com os demais participantes... A forma de cantar que além das questões musicais, trás uma paz interna, uma alegria envolvente - as próprias orações que nos ensinam o respeito e a compreensão para a vida, a nossa, e as dos outros....São ajudas buscadas dentro de uma doutrina que fazem com que possamos nos autoajudar, mas devemos acreditar, que a ajuda deve vir de nós e através de nós. Claro que tem muita importância o lado bom da doutrina...Se qualquer doutrina para o bem, seja ela religiosa ou não.
Mas eu falo por mim, porque eu penso assim, e isso não representa que o meu pensar esteja correto, mas não estou solo nos meus pensamentos, pois leio bastante a repeito do que escrevo e que penso, através das leituras de autores em religiões, psicólogos, médicos, e não religiosos... Por isso a minha forma de pensar, eu divido com outros autores bem mais ilustres em sabedorias do que eu.

O que está acontecendo, é que alguns que seguem a religião, pensam que a religião praticada é a única salvação, mas esperem! Existem mais de mil religiões...Vamos pensar num mundo globalizado, e o respeito a demais doutrinas.
O outro fator chama-se fanatismo... Onde o ser humano perde toda a sua liberdade de pensar... Não acredita em si mesmo, nas suas capacidades de evoluir e fica preso em si e no seu fanatismo, parecem pessoas fragilizadas, e fracas que perderam o próprio controle da vida e a entregam a supostos salvadores que nunca viram, a tarefa que eles, fanáticos, não tem capacidade de resolver. A religião pode ser boa, é uma boa forma de sentir-se bem nesta vida muito louca. Deve ser uma coisa íntima sem apologias, num pensamento consigo mesmo... E não deixe que o fanatismo estrague ou prejudique o seu bem viver.
A cultura religiosa pode vir dos avós, dos pais, que querem doutrinar religiosamente seus filhos, e almejam para eles o melhor, mas esquecem de que em cada país o filho terá uma cultura religiosa daquele país, e segundo os autores que li, um criança não saberá que a religião que está lhe sendo ensinada pela cultura da sua família, será a certa...Tomara que sim, se não, a criança vai encontrar dificuldades no seu pensar, vai ter incertezas, ou vai mudar depois que olhar o mudo e se despertar para ser aquilo que realmente busca, e que não encontrou na sua cultura familiar... E que sempre busque a felicidade com religião, aquela que escolher mas sem fanatismo, para não ser manuseado pelo adestramento.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 11/05/2017
Reeditado em 17/11/2020
Código do texto: T5995986
Classificação de conteúdo: seguro