Dom da Partilha

Na vida temos que ser parcimoniosos e também ser adeptos do dom da partilha. Parciomônia é moderação ou economia, fico com o primeiro; já partilhar, segundo meu velho Huaiss (ainda na velha ortografia), significa tomar parte em; participar, compartilhar, usar junto, dividir... Vou além, acho que a partilha é uma virtude e também uma obrigação de todo cristão. Vou ser meio duro: acho que quem é incapaz de partilhar (ou compartilhar) não é cristão de verdade, nem um ser humano positivo, nem um cidadão na verdadeira acepção da palavra. É apenas um egoísta que não possui a emoção da solidariedade, ou seja, que é incapaz do gesto largo e cristão da partilha, do ato de ser parcimonioso para que todos tenham a mesma oportunidade.

Vejam bem, há pessoas que são incapazes até de partilhar (ou compartilhar) até os espaços da vida comunitária. São os que se arvoram donos do pedaço. Não raro encontramos pessoas querendo a pulso mnopolizar a conversação, o papo, a troca de idéias. Essas pessoas enchem o saco e se tornam antipáticos de carteirinha. Falta-lhes bom senso, educação e consciência.

Dei o exemplo da conversação, mas a mania de invadir os espaçsose impor a si mesmo a atençao dos outros existe em todas as áreas da atividade humana. Alguém pode arguir que quem aluga ou é dno de um espaço pode ocupá-lo como quiser e impor sua fiigura, suas idéias e sua vontad, explicitamente e sem dar satisfação a quem quer que seja. Podem reaizar blitzes de invasão dos espaços da maneira que quiser, mandando às favas a parcimônia e as nkrmas da virtude da partilha. É verdade, os egoistas têm esse direito, mas não deixam de ser egoístas, sem noção e lhes falta a virtude da solidaridade e da partilha. Em síntese: para eles viver em comunidade é besteira e partilha fruta braba.

Fico com o dom da partilha. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/05/2017
Código do texto: T5995248
Classificação de conteúdo: seguro