VOLTA AO TATAME 
Perguntaram-me, porque treinar Judô após os 70 anos – é uma pergunta que só consegui responder, quando atingi esta idade, e treinando.
Quando cheguei aos 60 anos era um idoso impulsionado pela sociedade, normas e condutas de vida e meios que pareciam ser assim... Parei de treinar judô aos 60 por estar convencido que estava velho... Eu estava convencido disso, mas a minha vida, não! E quando cheguei aos 70 anos olhei para dentro de mim mesmo e perguntei-me?...De uma forma questionada, e usando o plural, vamos treinar judô? E ambos concordaram, eu e o plural, mas seria um treino para marcar a minha idade de 70 anos, um treino para idosos por um tempo determinado, talvez um ano!...Não será muito?  Não! Comecei acompanhando com calma e aí venho o meu grande engano... Apesar de ficar com o corpo dolorido e às vezes mancando, mas não sentia o cansaço de um idoso e isso me levou em dar continuidade e nessa continuidade que já fazem cinco anos de treinos duas vezes por semana conseguindo treinar como se fosse um aluno que esqueceu a idade...Ou está tentando enganá-la.
Treinei além da academia Gaba de São Leopoldo/RS e como visitante em outras academias também importantes em Porto Alegre. Já tinha conseguido a vitória pela idade... Tem coisas que a filosofia do judô sempre se fez presente, que é a amizade, cordialidade e respeito... E isso ajudou muito.
Não quero ser um competidor, isso é para os mais jovens... Mas o mais importante é o treinamento contínuo, para o enriquecimento da vida, da saúde e da longevidade e esse será... Com a continuidade uma forma de competir consigo mesmo e um vencedor  daquilo que se propõe.
O Treino de judô, e com o condicionamento adquirido iniciei corridas de rua aos 70 anos e durante o verão natação em lago... Então posso afirmar aos 75 anos que é possível treinar  judô.    É só decidir.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 09/05/2017
Reeditado em 08/12/2020
Código do texto: T5994037
Classificação de conteúdo: seguro