UMA EXISTÊNCIA FINITA 

Nós precisamos continuar a nossa vida, sermos úteis para nós mesmos, e também para os outros, até que um dia chegue a nossa vez, pois a vida não é eterna, ela é finita, e essa finitude é que a torna interessante, pois devemos saber que todo o nosso sofrimento e alegrias, poderiam ser melhores entendidos, pois a nossa vida continua a ser finita é uma questão de tempo e temos que entendê-la assim.   Acho que o sentimento fica a saudade também, mas ainda acho que deve ter um tempo, mas que depois deveremos nos acostumar e deixar que o esquecimento tome conta do nosso martírio. Como já disse são sentimentos que estão dependendo do nosso controle, e temos que nos preparar para lutarmos contra os nossos inimigos internos. Quando nos vencemos o nosso inimigo real, somos fortes, mas seremos mais fortes ainda quando vencermos os nossos inimigos internos. Devemos pensar, quem morreu, não está sofrendo, mas nós sim.   Nós não deveríamos pela falta do ente querido, e que amamos, pela saudade ou egoísmo próprio, continuar sofrendo por muitos anos, como se a vida tenha terminado para nós e não para o quem se despediu da vida. Parece até uma inversão de valores.  Como já citei se a vida existe, mas faz parte dela a possibilidade da morte a qualquer momento, e porque não estamos preparados, se considerarmos que a morte é inevitável e aquele que cumpriu o seu ciclo de vida muito embora deixe de existir antes do que seria o previsto, e que não está mais sofrendo, isto é um fato. 
Isto já aconteceu comigo, sofri muito com a perda de um amigo que eu tinha por ele uma grande amizade, e só descobri isso, depois que ele partiu muito jovem em acidente de carro. O sofrimento é proporcional de como nos apegamos à determinada pessoa e é muito mais sofrido, quando nos amamos acima do limite. Isto quer dizer que nós é que controlamos o nosso sofrimento ou que os descontrolamos.  Nós sempre acabamos por não entender a morte, e até aceitamos quando perdemos nossos avós e pais quando eles chegam à sua idade máxima, com suas limitações pelas velhices e doenças. Mas porque não aceitamos a morte de um filho, ou de um ente querido por nós quando a morte lhe chega para levar a sua juventude, e às vezes acontece de forma brutal e inesperada.  A vida até parece que é eterna, considerando a idade média do ser humano na terra, mas quando o ser chega a completar a sua vida, por mais longeva que seja, acabamos morrendo e outras vidas irão surgir, para manter o ciclo da existência humana, dando a ideia da eternidade.   Nós seres humanos, somos os únicos que temos uma certeza - na nossa existência, nascemos sabendo que pertencemos a uma vida que nos levará a uma finitude.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/05/2017
Reeditado em 17/11/2020
Código do texto: T5992462
Classificação de conteúdo: seguro