Pitangui em foco, e fogo

Pitangui em foco, e fogo...

Confesso, meninos, essa não vi, contudo não a perdi. E tudo graças aos registros fotográficos do Márcio Nunes que, lançados no site, correram mundo instantaneamente. Kamarguianamente...

Pois é, esse moço que esteve ameaçado de não participar do evento pelo mortal pecado da flatulência, na caravana do Bécaud, soube conter-se, e que belo trabalho não operou. Vocês ficaram todos mais bonitinhos, estampados na tela marciana.

E foi bom rever essas expressões de felicidade que, feito um ciclo menstrual, renovam-se a cada mês. Este maio, então, dedicado especialmente às noivas, às mães e a Maria, tem um significado especial para a nossa turma cruzeirense que se sente devida e justificadamente homenaveada...

Bom também rever o anfitrião da vez, César Chaves, o decano do grupo,

inaugurando uma nova década em sua abençoada e, ah, bem suada, existência. Quando voltar a se interiorizar o evento dos pitanguapos, estou seguro e confiante de que Santana da Prata sediará o encontro. Afinal, lá naquele aprazível recanto, César tem crédito na praça e sua hospedagem é uma graça. Sem contar, a boa cachaça, e o metro do Béco pra corrigir uma eventual pirraça...

Em visita à minha filha, imagino que o Presidente tenha abonado minha falta. Sentido-a, porém, com toda certeza, só mesmo o Toinzim Burriola, que diferentemente da carriola, presta atenção e às vezes até pede repetição, de minhas piadas...

Mas minha serventia aqui - chamado de urgência ao Palácio de Buckingham - foi para aconselhar Sua Majestade a Rainha Elisabeth sobre que curso dar ao Príncipe Consorte, Philip, Duque de Edimburgo, que, aos 95 anos, acaba de ser afastado formalmente das aparições públicas. Afinal, contabilizam-se quase 22 mil funções em que ele esteve presente honrando o Império Britânico, além das 780 instituições de que ou é Patrono, Presidente ou Membro. E a isso tudo se somam as gafes que, na realidade, são o traço mais notório de sua personalidade...

Numa visita oficial ao Brasil, em 1968, sob pleno regime militar, em recepção de gala em Brasília ele - ao que consta - teria se dado mal, ao abordar um de nossos mais decorados generais, com o peito coberto de medalhas e lhe cobrar quais batalhas havia vencido. A resposta de nosso homem de armas, guardião da repressão no país teria sido curta e grossa:

- Alteza, só lhe posso asseverar que nenhuma delas foi na cama...

Mas voltando à solicitação régia, o conselho que pude dar foi que o Príncipe Philip se aposente no Brasil, à luz da PEC da Previdência que vem por aí. Ele já quase faz jus a essa sinecura e, se vier a reencontrar o general que o contestou, poderá reatar a amizade perdida há quase meio século...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 06/05/2017
Código do texto: T5990993
Classificação de conteúdo: seguro