Ansiedade 

Sentimento que sentimos perante situações que causem medo, espera, emoções. Muitas vezes, apresentam sintomas que atingem além do fator emocional, o físico, causando mal estar e problemas de saúde. O controle da ansiedade é difícil e deve ser tratado como doença psíquica. Provenientes de traumas passados, sustos e outras causas, sempre ligadas ao psíquico. Várias doenças são causadas pela ansiedade. Se não for controlado pode virar síndrome do pânico, um transtorno terrível que leva uma pessoa a temer sair de casa, com receio de que algo ruim aconteça. Enfrentar situações de risco é uma tarefa difícil, mas se conseguir, com o controle da mente, é um tratamento de choque que leva à cura. Escrevo isso tudo, porque sou uma pessoa ansiosa, muitos medos já venci, outros ainda me causam mal estar, suor frio, vontade de fugir... interessante, sinto medo da água, medo de ficar fora de casa quando a noite chega... medo de estar no trânsito com temporal e outros.
Hoje enfrentei uma situação inesperada: faltou energia em casa, terminei as tarefas e fui dormir um pouco. Quando os primeiros sinais da noite chegaram, percebi que estava escuro, tentei acender as lâmpadas, não acendiam... liguei o carro e saí com a finalidade de carregar o celular, com ele descarregado, em contato com meu pessoal. Passando pelas ruas, constatei que havia luz nas casas. Desço para a minha rua iluminação pública. Casas de veranistas vazias, escuras, outras com residentes fixos, iluminadas. Aí percebi: o problema estava na minha casa. Comecei a suar frio: havia desligado todos os aparelhos de casa assim que a energia faltou, as lâmpadas piscavam muito e ficou em meia fase. Freezer com carne. Horas desligado. A casa vazia, escura. Noite. Ligo para a Emergência da Central de Energia. Uma, duas, três vezes. As horas passando e nada. Com uma lâmpada de emergência, fiquei escrevendo enquanto aguardava. As horas passando . Até que sanaram o problema, já havia suado duas camisetas, cabelo todo molhado. Incrível, medo eu não sentia, mas a ansiedade aumentava...Quando a energia retornou, relaxei e mais uma vez a certeza: só se dá valor as coisas e pessoas, quando elas faltam. Estava sozinha em casa e às escuras. Muitas pessoas ficam serenas nesses momentos e com coragem. Enfrentei tantas coisas na caminhada da vida e venci. Mas a ansiedade, ainda está presente em determinadas circunstâncias e situações...


(lumah)

Nota: sem revisão de texto. Adiantado da hora e cansaço físico.

Aberto à interações:

 
lumah
Enviado por lumah em 06/05/2017
Reeditado em 07/05/2017
Código do texto: T5990928
Classificação de conteúdo: seguro