Série Crônicas - Lula

Esta é um série de crônicas sobre personalidades da política brasileira. Sejam da história ou da atualidade. Não faremos aqui, apologia a nenhuma ideologia ou pessoa. Tratam-se de textos meramente jornalísticos. Boa leitura.

LULA

Alguém poderá algum dia decretar a última palavra sobre Lula?

Ou sobre quem quer que seja?

Pode uma personalidade ser descrita em sentenças verbais?

Impossível!

E toda contradição vem disso.

Pesado na balança de seus atos e ditos, no mundo colorido e preto-e-branco dos jornais, um homem pode parecer hora santo, hora demônio, hora herói, hora vilão, hora o sério estadista, hora o galhofeiro fanfarrão.

O anti-Lulismo e o Lulismo tornaram-se hoje a neurose coletiva de uma nação.

Qual o remédio para essa febre desvairada?

A própria doença em si.

Pois historicamente, o povo brasileiro sempre teve necessidade de um herói nacional na mesma proporção de um inimigo do povo.

Em uma terra de Getúlios, Prestes, Juscelinos, Flores, Aranhas e por que não de Pedros Segundos mesmo que eternamente ou por alguns segundos, o operário ocupou o palácio.

Gerou afetos e desafetos, filhos e bastardos.

Virou história.

Como contar a seus netos?

Como pintá-lo na aquarela de suas palavras?

Você decide.

Afinal, cada cabeça uma sentença.

Nem tudo aquilo que se diz é o que se pensa.

Texto baseado da minha leitura de O Tempo e o Vento.