Estrela Dalva

Fosse viva, a saudosa cantora Dalva de OLiveira faria hoje 100 anos (um centenário). Foi, sem nenhuma dúvida, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Foi a nossa Estrela Dalva.

Ela marcou indelevelmente a música brasileira, sobretudo nos chamados anos dourados. Para usar uma expressão popular, Dalva arrebentou a boca do balão com míusicas inesquecíveis, como foi o caso de "Ave Maria no Morro", A Ave Maria de Vicente Paiva ("Ave Maria nos teus andores..."), "Segredo", "Que Será (Abajur Lilás)", "Errei Sim", "Tudo Acabado", "Praça Onze", "Kalu", "Folha Morta", grandes boleros como "La Barca"... E mais tarde duas jóias do carnaval, "Máscara Negra" e "Bandeira Branca".

Vinda do interior, logo integrou o famoso "Trio de Ouro" e casou-se com um dos seus integrantes, o cantotr e grande compositor, Hrivelton Martins, as constantes brigas dos dois marcaram a história da nossa MPB, inclusive rendendo musicas antológicas.

O interessante é queno inico da carreira ela resolveu fazer um teste no famoso programa "Calouros em Desfile", comandado por um dos maiores compositores do país, Ary Barroso. Depois que ela cantou, Ary a humihou dizendo: "Minha senhora quer um conselho? Volte pro tnque, de onde nunca devia ter saído. Vá lavar roupa, a senhora jamais deveria abrir a boca para cantar".Dalva saiu de lá aos prantos, mas nao desitiu.

Prosseguiu e se tornouuma celebridade, inclusive foi varias vezes Raianha do Radio. Ary Barroso não só se arrependeu da injustiça e do erro abissal. Reconheceu que pisara na bola e mandou um pedido de desclpas para a cantora e,acompanhado, de um presente, a musica "Folha Morta".

É pena que Dalva de Oliveira não seja mais lembrada como deveria. Écerto que a Globo fez um seriado sobre ela e Herivelton, mas era preciso que seus sucessos tocassem mais nas rádios e tevês. Como acontece com Piaf na França. E, sejamos francos, Dalva de Oliveira foi a nossa Piaf.

Viva a Estrela Dalva. Inté.

P.S. Agora vou ouvir as duas AveMarias,Segredo, La Barca e, claro, Máscara Negra e Bandeira Branca.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/05/2017
Código do texto: T5990204
Classificação de conteúdo: seguro