ONDE ESTÃO OS IDOSOS
 
Atualmente as médias das idades alcançam em torno de 73 anos.... Aqui no Brasil. Eu já alcancei esta média, mas quem deveríamos chamar de idosos quando eu era mais jovem... Eram pessoas sexagenárias, ou seja quem atingissem os 60 anos, mas atualmente é idoso quem envelhece o corpo e também a sua mente, mas uma vez o corpo envelhece por questões biológicas, e a mente consequentemente também envelhece, mas este envelhecimento pode ser aprazado se nós não o autorizarmos, e com isso o envelhecimento do corpo, não tanto como a mente, pode também demorar mais.
Eu que tenho participado de esportes, me sinto um idoso pela idade, mas com menos efeitos... e quando participo de competições, vejo um número muito pequeno de participantes e a vezes nenhum....e sempre fico perguntando...onde estão os idosos? Estão acomodados nos seus sofás.
Na realidade, eu estou convidando e incentivando para que eles, os idosos, apareçam para participar, não pensando no resultado da competição, pois eu sempre pensei e penso que a participação e um evento é o principal motivo, e é ela que faz com que a competição seja com a própria pessoa, vencer a si mesmo, enquanto tiver forças mesmo num corpo de idoso que aparentará menos idoso, e treinar antes de tudo é o fator principal. Por pensar assim, é que eu tenho o mesmo peso que tinha aos 25 anos que tenho hoje aos 77 anos (73 kilos).
Vencer.... é treinar sempre, pois o esporte é para a vida e para a saúde. Eu tenho algumas vitórias sobre meus oponentes, mas nunca, tive conquistas importantes. A alegria e vencer uma competição mundial ou uma olimpíada põe o indivíduo no mais alto pedestal e o coloca na história, mas é bom lembrar que o atleta para chegar a este nível, treinou tanto... tanto que chegou ao limite as suas possibilidades físicas, e a maioria deles acabam não tendo mais motivos para continuar seus treinos e ficam as vezes obesos e desestimulados e acabam não continuando seus treinamentos.
E por isso eu ao treinar judô após os 70 anos, não vejo parceiros na minha faixa etária, e tenho que treinar com os mais novos e fico perguntando... onde estão os idosos, que foram campeões e os que não foram... e continuo a pensar... o esporte é para a saúde e para ganhar vida... vencer competições são consequência e momentos... que já passaram... eu penso assim.
Meus contos são assim... sem edição.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 04/05/2017
Reeditado em 25/11/2020
Código do texto: T5989444
Classificação de conteúdo: seguro