MOLDADOS PELO MUNDO
 
Flor do Deserto é o título de uma reportagem que acabei de ler, relatando a história da modelo Waris Dirie, que descreve a sua trajetória extraordinária, sobre a infância submetida a um brutal rito de passagem no deserto da Somália, onde ela e mais alguns milhares de meninas tem o mesmo destino. Foi essa crônica lida que me inspirou escrever a minha crônica intitulada: “MOLDADOS PELO MUNDO”. Mas entendam que o mundo ao qual me refiro não é mundo global, mas sim o mundo gente. Pois das milhares de espécies que habitam o mundo só tem uma que tem a “capacidade” de moldar não todos, mas uma grande maioria dos habitantes - se chama “gente”. Esta menina Flor do Deserto chamada Waris Dirie, que hoje é uma das mais requisitadas modelos do mundo fashion, foi uma das vítimas moldadas pelo mundo - um mundo que é cruel. Aquela menina, filha de pastores, que teve sua liberdade e conheceu as paisagens e os sons vindos dos instrumentos do seu povo, da natureza, pelos ventos, e animais, teve um início de infância muito feliz. O lugar em que ela nasceu o seu povo nômade, enxergava, assim como enxergavam seus antepassados, que uma menina tinha que ter seu clitóris e pequenos lábios removidos, como um ato que iria torná-la uma menina pura, como se retirasse a sujeira que ela carregava por entre as pernas. Era uma ação feita como uma tradição, não importando aos pais e às ciganas encarregadas das mutilações, de estar indo de encontro à própria natureza humana, além de uma agressão e desrespeito a infantilidade, que deveria ter o amparo daqueles “responsáveis” adultos. Este é um ato estupidamente moldado pelo mundo – um mundo feito de pessoas, que acham que sabem de tudo – apenas acham, ou são enganados pelo sistema do lugar em que nasceram seus antepassados, e outros pela ganância. E assim nós vamos viajando pelo mundo de uma maneira bem mais acessível usando um dispositivo que temos em nossas próprias casas que chamamos de internet, e nos fornece uma maior interação deste mundo referido, como se ele, o mundo não fosse tão grande com é. E nesses lugares, longe do ponto em que nós estamos, vimos atitudes de pessoas que em vez de preservar a vida com mais vida, cometem inúmeros casos de atrocidades contra os seres humanos e a si próprios, que demonstram grande incompreensão daquilo que chamamos de vida sobre a terra. E o caso da flor do deserto é apenas um exemplo de casos moldados pelo mundo. Eu gostaria de escrever e comentar sobre as pessoas moldadas pelo mundo, mas são tantas as ocorrências, e eu ainda tenho outros assuntos para escrever, então eu quero que vocês, meus coparticipantes leitores, leiam alguns casos que descrevo e pensem, porque eu já pensei... Mas em alguns, já fui moldado. MOLDADOS PARA: Assistirem às sangrentas touradas; Assistir às rinhas de galo; Seguir a religião do seu país, e não a que escolher; Seguir caminhos que não são da sua própria vontade; Seguir costumes e modas sem saber o que é bom para si; Ser ludibriados pelas “ofertas” da televisão; Seguir um rumo, e às vezes não o seu rumo; Ser um concorrente dos outros, mas não de si mesmo; Competir com os seus semelhantes, mas não consigo mesmo.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 04/05/2017
Reeditado em 10/08/2020
Código do texto: T5989309
Classificação de conteúdo: seguro