O Lavrador de Café, Cândido Portinari (Tela a óleo, 1934)
"Nós somos o que fazemos. O que não se faz, não existe.
Portanto, só existimos nos dias que fazemos.
Nos dias em que não fazemos, apenas duramos."
Padre António Vieira
Portanto, só existimos nos dias que fazemos.
Nos dias em que não fazemos, apenas duramos."
Padre António Vieira
ALIMENTO
O Primeiro de Maio sempre reacende o debate que tem em seu cerne a defesa de melhores condições de vida e de trabalho para todos aqueles que contribuem para a riqueza do seu país e do mundo. É uma data apropriada para reflexão, tanto individual como coletiva, sobre o rumo que se deseja dar aos direitos dos trabalhadores.
Não raras vezes tento imaginar a vida sem o trabalho e, sinceramente, não gosto do que me vem. Que graça teria não ser útil, não produzir, não servir, não contribuir com e para alguma coisa? Sentir-me útil e produtiva é necessário para que eu possa sentir-me bem. O trabalho é a fonte de tudo. E, antes da recompensa financeira, ele representa a vida e o mundo em movimento.
Ao longo da minha vida o trabalho tem me proporcionado conhecer uma infinidade de pessoas e coisas novas. E esse aprendizado que tenho adquirido não tem preço, é imensurável, o que me tem levado a crescer não apenas profissionalmente, mas também como pessoa; o me motiva a buscar novos saberes; a tentar ser cada vez melhor; a assumir meus compromissos com a seriedade que exigem e que a sociedade espera de mim.
Trabalho significa também alimento, tanto físico quanto espiritual. A todos os trabalhadores e trabalhadoras, ativos e não ativos, de todas as áreas profissionais, sejam aqueles que em suas roças cultivam a terra e colocam diariamente alimento na minha mesa ou aqueles que em suas escrivaninhas escrevem textos que alimentam minha fome e sede de boa literatura, minha sincera homenagem!
Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que, faça sol ou faça chuva, todas as manhãs se levantam e saem em busca de um futuro e de um mundo melhor para si e para os seus!
Ana Flor do Lácio