USO DE SENHA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

“Aquele a quem eu beijar é ele. Prendei-o!” Esse era o sinal combinadp com os soldados romanos.Com um beijo, Judas sela a traição ao mestre amigo,mediante propina.Desesperado, enforcou-se.

“Abre-te, Sésamo!” Essa era senha a com a qual o herói da história das mil e uma noitesfazia abrir uma porta na caverna em que o próprio Ali Babá e os 40 ladrões escondiam seus tesouros. Sésamo ou gergelim é uma planta cujas sementes pequeninas são protegidas dentro de uma cápsula que se abre suavemente.A expressão latinain nuce,usada por Plínio, o Velho, refere-se a uma versão da Ilíada,que caberia escondidinha “em uma noz” , como hoje, num minúsculo“pendrive”, literalmente, caneta de transporte, ou o meio de transporte de dados.

“Tal dia é o batizado” foi o título do samba enredo da Portela, em 1967, homenageando a Inconfidência Mineira, em especial Tiradentes. O título do samba reproduz a “senha dos revoltados”, que seria usada para o dia da deflagração do movimento. “Bravos inconfidentes, intelectuais, vigários e coronéis, mais tarde foram traídos por Joaquim Silvério dos Reis, o delator”.

“Cripta”, como em criptografar,é uma palavra que traz embutidaa ideia de lugar ou coisa secreta, subterrânea: fechadura e chave, chave mestra ou passe-partout, fechadura eletrônica, segredo para cofre, segredo de Justiça, segredo de confissão, impressão digital, escaneamento da retina, cartão magnético, controle remoto, leitura óptica.

Codinome é uma adaptação do inglês, codename, 'nome de código'. Designa a identidade oculta dum indivíduo, nomeia secretamente uma operação, uma organização, um plano de ação. Na lista para repasse de propina destinada a políticos pela empreiteira Odebrecht aparecem codinomes como amigo, angorá, italiano, pós-italiano.Há também o segredo de polichinelo, aquele que é conhecido de todos, ou que se conta a uma pessoa de cada vez. Mas as senhas mais segredas se escondem no íntimo das pessoas.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 01/05/2017
Código do texto: T5986799
Classificação de conteúdo: seguro