Dadá e casuísmos poéticos (1)/Arte

Em 1920 Tristan Tzara um dos integrantes do Movimento Dadaísta nas artes, nascido este em antagonismo aos poderes da razão, contra os horrores da primeira grande guerra, em aversão a arte então praticada pelas classes dominantes que diziam uma coisa e faziam outra, como a barbárie da guerra e suas ideologias hipócritas, este movimento artístico ironizava o ideário racional, preconizando a futilidade da análise da estrutura ordenada ,assim pretendendo turvar as significâncias de uma composição, (e do pensamento) enfatizava o acaso como modo de estilhaçar as faculdades racionais do observador, pois, tal se assemelhava com a "racionalidade" contra o qual se insugiam.

Criou Tristan Tzara,uma receita de composição casual de fragmentos poéticos a compor um poema, retirando de um saco de papel frases aleatórias e dipôs, ao ao final "o poema se parecerá com voce". Este acaso simbólico de profunda significância terá imbricações profundas com o jogo casuístico, pois ao final, este poderá revelar o jogador.

Ei-la:

"Apanhe um jornal

apanhe algumas tesouras

escolha um artigo do tamanho

que voce pretende dar ao seu poema

Recorte o artigo

depois recorte cuidadosamente cada palavra

do artigo

e coloque-a em um saco .

Agite levemente

depois retire um recorte após o outro

copie-os conscienciosamente

na ordem que saíram do saco.

O poema se parecerá com voce

e voce será um escritor de infinita originalidade

e encantadora sensibilidade ,

ainda que incompreensível às massas." (*)

(*) in KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna: Edit. Martins Fontes,SP/1998, pg´.127