Dadá e casuísmos poéticos (1)/Arte
Em 1920 Tristan Tzara um dos integrantes do Movimento Dadaísta nas artes, nascido este em antagonismo aos poderes da razão, contra os horrores da primeira grande guerra, em aversão a arte então praticada pelas classes dominantes que diziam uma coisa e faziam outra, como a barbárie da guerra e suas ideologias hipócritas, este movimento artístico ironizava o ideário racional, preconizando a futilidade da análise da estrutura ordenada ,assim pretendendo turvar as significâncias de uma composição, (e do pensamento) enfatizava o acaso como modo de estilhaçar as faculdades racionais do observador, pois, tal se assemelhava com a "racionalidade" contra o qual se insugiam.
Criou Tristan Tzara,uma receita de composição casual de fragmentos poéticos a compor um poema, retirando de um saco de papel frases aleatórias e dipôs, ao ao final "o poema se parecerá com voce". Este acaso simbólico de profunda significância terá imbricações profundas com o jogo casuístico, pois ao final, este poderá revelar o jogador.
Ei-la:
"Apanhe um jornal
apanhe algumas tesouras
escolha um artigo do tamanho
que voce pretende dar ao seu poema
Recorte o artigo
depois recorte cuidadosamente cada palavra
do artigo
e coloque-a em um saco .
Agite levemente
depois retire um recorte após o outro
copie-os conscienciosamente
na ordem que saíram do saco.
O poema se parecerá com voce
e voce será um escritor de infinita originalidade
e encantadora sensibilidade ,
ainda que incompreensível às massas." (*)
(*) in KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna: Edit. Martins Fontes,SP/1998, pg´.127