Franqueza e caráter

Acho que uma das caracterísiticas mais importantes do caráter de uma pessoa é a franqueza. Um ser humano de verdade tem que ser franco, sincero, verdadeiro, não pode pensar uma coisa e dizer outra diferente. Não pode fingir, enganar, sonegar a verdade.

É claro quem é franco não precisa ser exagerado. A franqueza rude e açodada é um erro abissal. A franqueza tem que ser moderada, tranquila, algo que é normal na vida da pessoa franca. Dizia Victor Hugo: "A franqueza não consiste em dizer tudo que se pensa, mas em pensar tudo que se diz".

A franqueza, portanto, não pode esconder a verdadee nem ser parcial, ou seja, só ser usada para atacar desafetos. Não, a franqueza anão pode turvar a razão e nem clamufar fatos ou alterá-los, muito menos reduzí-los.

Mesmo nestes tempos de tensão, angústia, radicalismo e tantas desavenças, a pessoa franca não pode omitir a verdade, doa em quem doer. É preciso que o caráter exercite a franqueza. É preciso que a verdade seja proclamada pela franquezatranquila mas altiva. Nunca foi tão necessário o exercicio da franueza.

Tristão de Ataíde foi quem melhor definiu a franqueza:

"A franqueza é a coragem da verdade. É uma vitória constante sobre o medo. A partir do medo de nós mesmos. É um bem por ser uma forma de autenticidade, de naturalidade, de caráter".

Viva a franqueza. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/04/2017
Código do texto: T5985928
Classificação de conteúdo: seguro