Mãe Velha

Quando se aproxima o mês de maio não tem como não lembrar de Mãe Velha. Mãe Velha, a sempre lembrada com saudades.

Mãe Velha, porque já foi mãe e agora avó, que nada mais é do que uma mãe com açúcar.

As tardes de frio, Mãe Velha trazia a lenha pra esquentarmos a casa e com suas histórias o coração.

Nas Horas alegres, ela sempre fazia as fartas comilanças e nas horas tristes e de dor era Mãe Velha que ficava ao pé da cama com o terço na mão a rezar. Nunca vi Mãe Velha acordar tarde, Trabalhava de sol a sol, sem cansaço, e nem se queixava das dores, mas trazia sempre um sorriso.

Mãe Velha era de poucas palavras, mas quando abria a boca, podia ter certeza de que aquilo aconteceria.

Ninguém saia de casa sem pedir a benção à Mãe Velha e ela gritava: "Deus te abençoe e te crie pro bem."

Não conheci colo mais seguro do que o dela, mesmo depois de criados sentíamos falta do afago dela.

Lembro dos cobertores de lã cardados com suas mãos. O trabalho, não cessava nunca dia após dia, e ainda assim Mãe Velha sentava para remendar roupas e acariciar os netos. Lembro dos doces a volta do borralho incandescente, era figo em calda, figada, mumú, rapadurinha de leite ou de mocotó, doce de marmelo, maça, laranja cidra, nossa poderia falar até cansar das coisas que aprendi enquanto Mãe Velha cozia os doces. E ainda tinha fôlego para ter um belo jardim, onde ela colhia suas mais lindas flores pra por em cima do altar nas missas de domingo.

O capricho maior que ela tinha era ir aos domingos na missa.

Lá naquele altar ela agradecia por tudo que tinha e rezava pela salvação de todos os que ela amava.

Mãe Velha não brigava, mas ensinava com sua simplicidade as lições que a vida lhe ensinou. Hoje eu me pergunto: "será que nós que convivemos com Mãe Velha seremos capazes de nos tornarmos uma Mãe Velha para os netos?" Quero te dizer que hoje, delegamos a nossa responsabilidade de pais à outras pessoas, e deixamos de ter o contato que tínhamos no passado. Muitas vezes o chinelo na mão foi preciso, mas tenho certeza que as todos que levaram umas tamancadas de tamanco de madeira agradecem até hoje. O que falta hoje, é agirmos como pais de verdade.

Pais que educam, que mostram o certo e o errado.

Sem medo de o filho não gostar. É preciso, tomar as rédias e colocar cada um no seu lugar, e parar de querer agir como moleques, deixando que os filhos guiem os pais. As vezes os filhos de hoje gritam por socorro através de suas atitudes, moo de vestir ou se isolam, e muitos de nós pais estão muito assoberbados de tarefas e preocupações que nos impedem de enxergar. E cada vez estamos nos distanciando mais e convivendo menos e passamos quase nada de reais valores aqueles que mais amamos, nossos filhos.

Quero que hoje tu reflita sobre que qualidade de tempo tu estas disposto a gastar com teus filhos? Com teus pais ou teus avós?

É chegada a hora de para um pouco e pensar se vale realmente a pena correr, para chegarmos no fim do caminho e estarmos completamente sozinhos. Pense sobre isso, passe valores aqueles que tu amas e queres sempre tê-los perto de ti.

Pois Mãe Velha não reclamava de tempo, sempre tinha vontade de ficar mais pouquinho com cada um de nós. Tenho orgulho de ter minha Mãe Velha que até hoje, se preocupa reza por todos nós.

Meu agradecimento a todas as Mães Velhas deste mundo, que dão aulas com o simples ato de viver.

Daniela Appariz
Enviado por Daniela Appariz em 30/04/2017
Código do texto: T5985304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.