A GELADEIRA
A geladeira é o lugar onde as coisas ficam acomodadas em uma temperatura amena e regular. Pode cair raio ou tempestade lá fora, pode vir o verão mais rigoroso ou até mesmo invernos glaciais, com grandes nevascas. Nada disso muda o estar das coisas que estão dentro da geladeira.
O mundo pegando fogo, grandes montanhas de pneus incendiados à luz do dia, ônibus, caminhões e edifícios de grande porte sendo destruídos, o povo rasgando a boca... e as coisas lá da geladeira imutáveis!
Quebra de paradigmas, João quebrou a clavícula, Antônio teve perfurada a jugular, Maria — em estado interessante —, as contrações acelerando e... a geladeira lá, firme, no seu único propósito, o de climatizar aquele ambiente delimitado e protegido por blindagem.
No meio do meio do caos, Maria pare, mas as coisas de dentro da geladeira querem que “Maria, pare! ” Difícil conciliar os interesses das coisas de dentro da geladeira com os da Vitória, nova filha da Maria que, diante de um mundo estranho e não climatizado, anuviado de gás lacrimogênio, abre a boca desdentada e chora.