Macanudo
Tem um erro que quase todas as mulheres cometem em suas vidas. O de esperar e sonhar pelo tal príncipe encantado em um cavalo branco como foi com Branca de Neve, Cinderela, e a Bela adormecida.
Que piada, mas eu também já sonhei com este tal, e foi grande a decepção, mas agora vou te contar se tu ainda estas a sonhar com essa ilusão é porque tu não conheceu nem um taura de verdade.
Porque aqui no Rio Grande é assim, a mulher que encontra um gaúcho guapo não quer mais saber de príncipe.
Ela quer ser logo a prenda deste galderio.
Quer dividir o mate amargo, acordar de manha cedo, e acender o fogão a lenha e ali ter um dos momentos mais simples, mas que nada no mundo é capaz de se igualar. Xiru, que grita com a boiada e as ovelhas, porque foi no grito que aprendeu, mas com a sua china em casa é bem mansinho. Acostumado a pelejar pra defender seus ideais, é também muito capaz de fazer de uma mulher a rainha do seus sentimentos. Feliz da prenda que conquista um coração guapo, simples e sem frescura.
Esta sim é feliz, na simplicidade e na ternura de ser gaúcho e macho de verdade. Gaúcho é macho porque não só o homem que pega muitas mulheres, mas porque ele cuida e sabe o valor de uma mulher. Geralmente os homens da qui não cisco fora de casa, vesgueiam os olhos mas não tem desejo que domine um macanudo. Ele sempre é mais forte, que o desejo, e tão macho que diz a verdade doa quem a doer. Mas o problema é que o mal dos gaúchos é serem malucos por mulher. E a concorrência é grande, mas dividir umas bergamotas depois do almoço no mês de julho e agosto ah, não tem preço.
Os valores que os homens da qui tem é o suficiente para fazer uma mulher satisfeita e feliz.
Ah como me arrependo de ter ido tão longe procurar felicidade se ela estava aqui embaixo do meu nariz.
Talvez esse gauchão que me conquistou esteja aqui ou na fronteira, mas aquele sorriso largo não quero outro. O respeito é uma das coisas mais lindas que o gaúcho tem, aqui não se brinca com fogo.
O abraço de um gaúcho fica na história de uma prenda. Quando tomo meu chimarrão penso nos lábios do gaúcho que agora esta sólito pensando na prenda que ele queria do lado.
Infelizmente a beleza de fora as vezes rouba o coração, mas quando o tempo passa, e os valores são diferentes a vida se torna um vazio.
E aí chega a hora que quando a idade pesa temos muito em comum pra jogar tudo fora. Queria eu encontrar um gaúcho bem bagual, pra me chamar de prenda minha, e cevar o mate comigo nas noites de inverno.
O amor de um gaúcho é como o fogo da lareira acesa , pode durar até o dia que tu estejas disposto a alimentá-lo e cuida-lo, para que não morra.
E foi por conhecer um xiru que parei de sonhar com príncipes e espero encontrar meu companheiro de chimarrão.
Escutar as mesmas músicas do nosso querido Gildo de Freitas, e ensinar aos piás as tradições que com orgulho não se desfaz no tempo.
Foi o amor pelas mesmas coisa que me fizeram amar um gaúcho que sei que existe, mas ainda não o conheço.