Lacerda e os golpistas em compotas

Acho que todos os esquerdistas, principalmente os mais adentrados nos anos, detestaram Carlos Lacerda, a quem apelidavam de "Corvo". Ele era golpista, direitista e utilizava todos os meios, tantos os lícitos ou como os ilícitos, para achincalhar a esquerda e denegrir os adversários. Mas uma coisa ninguém podia esconder: o talento de Lacerda, ytanto escrevendo como falando. Era ocão chupando manga tanto como jornaista no seu jornal "A Tribuna da Imprensa", como utilizandos os microfones das rádios ou os das tribunas políticas, inclusive na câmara dos deputados.

Sempre recordo de Lacerda quando vejo os golpistas em compotas de hoje. Não há termo de comporação. Eles não possuem nem o talento, nem a verve e nem a cultura de Lacerda. Lembro dois episódios protagonizados pelo "Corvo" que demonstram o quanto ele era um crítico corrosivo e inteligente e como sabia usar o microfone. Acho que li isso nos livros de Sebastião Neri ou de outros escritores que trataram da nossa a política.

Ambos aconteceramaa na câmara dos deputados. O primeiro: Quando avistou Lacerda chegando, o líder do PTB, Bocaiuva Cunha disse: "Lá vem o porgante do Lacerda". este ouviu e pegou o microfone e dsse: "Vocês acabam de ouvir o efeito". O sesgundo foi diurante um discurso do líder do PSD, não me lembro quem, o deputado defendia m tipo de política econômica, chegou até a citar Adam Smithe outros economistas, Lacerda fingindo que estava atento e gostando do assunto. Então de repente pediu um aparte ao líder do PSD que concedeu. Ele disse: "Vossa excelência está fazendo uma análise muito profunda da nossa economia, mas acho que além de Smith, há que registrar também na mesma linha de pensamento o economista Window que começou a divulgar essa idéia". O líder do PSD, ficou satisfeito e agradeceu: "O aparte de Vossa Excelência enriquece meu pronunciamento, realmente Window foi fundamental...". Lacerda interrompeu e mandoiu ver: "Eu já sabia que Vossa Excelência era uma nulidade. mas nunca pensei que fosse tão ignorante. Deputado, não existe o economista Window. Window é janela em inglês". Acabou com o proniuciamento do líder do PSD.

Sinceramente, no passado a direita tinhsa mais talento. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/04/2017
Código do texto: T5982955
Classificação de conteúdo: seguro