POR UM TRIZ
Ao passar por uma doença grave ou sofrimento por um acidente grave ou outra causa de quase morte, que consegue sobreviver e sair ileso, a pessoa transforma-se completamente para melhor.
O sofrer é um antídoto para trazer o ser humano de volta à realidade do mundo, fica mais humilde, mais compreensivo, mais sensível, enxerga tudo cor de rosa, o viver é mais prazeroso, fica mais amigo, menos crítico sobre o comportamento de outras pessoas.
A vida passa a ter mais sentido, mais prazer, mas “sabor” tudo é mais belo: o alvorecer e o anoitecer têm lindas cores, os pássaros cantam com mais musicalidade; o céu é mais estrelado, a lua brilha mais, o mar, os rios,as matas têm mais significados e as flores são mais lindas e perfumadas.
A alegria torna a fazer parte do seu dia a dia , em casa, no trabalho, no lazer, nas atividades esportivas e nas viagens, até parece uma nova e renovada pessoa ou seu mundo que mudou.
O indivíduo deixa de ser petulante, orgulhoso, egoísta e egocêntrico, torna-se complacente, amável e jovial, amigo e prestativo para com todos.
Seria essa doença grave ou esse acidente ou qualquer do sofrimento um alerta, uma chamada lá do além dizendo: Você não está se comportando bem, não foi assim que seus pais e seus professores ensinaram a se comportar com bondade, com educação, com gentileza , com humildade e companheirismo para com os demais, abra seus olhos e mude seu modo de viver.
Pode-se dizer com propriedade: Deus escreve direito por linhas tortas…