"ASSASSINANDO" O IDIOMA

Provavelmente me chamam de chato no Facebook, Recanto das Letras, watt zapp e outras mídias, por conta de algumas opiniões, textos ou comentários. Mantenho todas minhas declarações, por que partilho daquela frase atribuída a Nelson Rodrigues: toda a unanimidade é burra.

O fato é que sou meio chato (olha a rima!) para erros de ortografia. Não sou melhor do que ninguém, nem mesmo formado em Letras, mas aprecio a palavra escrita e o uso correto do nosso idioma, já tão esculachado.

Dia desses, estava eu navegando aleatoriamente pelo Facebook, coisa que faço somente às vezes e não 24 horas por dia, quando me deparei com a postagem de uma amiga, com fotos de seu passeio no shopping com a família, cineminha, etc. Até aí tudo bem, também aprecio shopping (principalmente as livrarias) e cinema. Em família, pra quem tem filhos então, deve ser maravilhoso, descontando a trabalheira pra segurar a piazada. O que me surpreendeu foi o comentário de uma amiga dessa minha amiga, professora formada há não sei quantas luas: “APROVEITAM!”

Nem bem eu me recuperara do susto e lá estava o mesmo “APROVEITAM!”, postado por outra professora!

Creio que o correto seria “APROVEITEM” (me corrijam se eu estiver errado), ou, na dúvida, um genérico “Divirtam-se!”

Ora, nem todo mundo precisa saber escrever na gramática, como diria meu pai e qualquer um comete seus erros de digitação, escrita, ou fala: se todo mundo escrevesse ou falasse conforme a norma culta da Língua Portuguesa, o país seria um porre de chatice e petulância. Mas APROVEITAM escrito por duas professoras, mesmo que não sejam formadas em Língua Portuguesa ou similares, é de doer!

Cobramos quando nossos filhos mal sabem escrever e abreviam a escrita em suas mensagens de celular, transformando o texto digitado em algo parecido com um idioma alienígena. Mas também é preocupante descobrir que muitos dos professores e professoras que estão cuidando da aprendizagem de nossas crianças e adolescentes conseguem “assassinar” nosso idioma de forma tão gritante.