O Niilista.

Seu corpo era frágil demais em comparação ao peso de seu cérebro, à potência de seu pensamento.

Cunhou filosofias à marteladas, matou Deus, resgatou submarinos sozinho e lutou desarmado contra um exército de selvagens!

Atravessou a ponte que liga o homem ao super homem, conheceu o além, os subterrâneos, a dor e a escassez.

Esteve tantas vezes face a face com a morte que a mesma se cansou dele e se tornaram bons amigos. Além de amiga, a morte fora sua vitamina, sua pujança extrema e o moto propulsor de sua potência.

Dizia que o amor era uma loucura e que havia também um pouco de razão na loucura.

Era obstinado como o mais bem treinado soldado, acordava cedo para caminhar e salvar vidas.

Escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

Sua filosofia central é a ideia de "afirmação da vida", que envolve questionamento de qualquer doutrina que drene uma expansiva de energias, não importando o quão socialmente predominantes essas ideias poderiam ser.

Seu questionamento radical do valor e da objetividade da verdade tem sido o foco de extenso comentário e sua influência continua a ser substancial, especialmente na tradição filosófica continental compreendendo existencialismo, pós-modernismo e pós-estruturalismo. Suas ideias de superação individual e transcendência além da estrutura e contexto tiveram um impacto profundo sobre pensadores do final do século XIX e início do século XX, que usaram estes conceitos como pontos de partida para o desenvolvimento de suas filosofias.

Mais recentemente, suas reflexões foram recebidas em várias abordagens filosóficas que se movem além do humanismo, por exemplo, o transumanismo.

Quebrou regras milenares, códigos secretos, religiões, máximas e entendimentos consolidados desde que o mundo é mundo.

Com ele aprendi absurdos, e que choramingar a existência é besteira!

Era conhecido como Friedrich Wilhelm Nietzsche, mas alguns o conhecem como "O Niilista".

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 20/04/2017
Reeditado em 20/04/2017
Código do texto: T5976329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.