O desenvolvimento e o envelhecimento



Os estoicos e suas lições
 
images?q=tbn:ANd9GcTSBrKc5c6AdE7UUdSmdJ7XKCyn5PVnGy3De-vL5ZTd_3_ze3Wc

Os estoicos ensinavam a imperturbabilidade. Assim a lição que fica é a de estar além de riqueza ou pobreza, de juventude ou envelhecimento, e assim por diante. Muitas coisas acontecem na vida e em certo sentido são normais. Estar preparado reduz a frustração e nos leva a um outro nível. Lições sobre um envelhecimento feliz, ou mesmo sobre verdadeiras amizades, são de grande valia. Os amigos da juventude muitas vezes não são os mesmos da maturidade, e buscamos o que nos assemelha. Mas estar preparado para a morte talvez seja uma grande lição, e muitas pessoas fogem do tema. Ter a sensação de missão cumprida e procurar a sabedoria nos salva de muitas crises.



Envelhecer sabiamente



 
9k=
 

Há quem pense no envelhecimento apenas como uma perda estética. Assim fazem tratamentos de estética, cirurgias, mudam a alimentação. Acham que existe idade para tudo, e que o velho não pode mais fazer certos atos. Mas sem a sabedoria, talvez pouco adiante apenas modificação de dieta. Somos mais do que comemos. Deste modo, não se pode julgar um homem de trinta e cinco anos de velho, e nem que não possa mais viver as alegrias da vida. Apareceu há algum tempo um senhor que vivia plenamente em idade avançada, no caso um praticante de ioga. Fato é que os taoistas chineses tinham lições de longevidade e que isso tudo ensina que o ser humano supera os mitos e os pontos de vista exteriores. Com sabedoria o envelhecimento é apenas uma mudança de calendário, pouco afetando. Na verdade o sábio fica cada vez mais sábio com a idade.


Nem tudo é tão determinado


 
2Q==
 



Recentemente se descobriu uma menina de dez anos, na Índia, criada por macacos, e que não teve interação social. Assim os admiradores de Piaget, Vygotsky e cia, pensam de não mais ser possível o desenvolvimento dessa menina, haja vista ter idade própria para tudo etc. Na verdade, servem os ensinos desses autores, mas o ser humano não é um robô que até certa idade desenvolve tal competência, e em outra desenvolve matematicamente e exatamente outra. O Cósmico deve resolver questões em aspecto biológico que nem imaginamos, e há entre os antigos um ciclo de 7 anos, muito anterior ao venerado Piaget. Mas os antigos sabiam que há ainda algo alquímico, fonte da juventude, a pedra filosofal e uma série de mistérios, que guardam não apenas uma medicina universal, como uma superação de envelhecimento, e por quê não, de desenvolvimento. Logo, uma mulher pode engravidar já longeva, uma adolescente engravida, idosos fazem coisas que antes não faziam, e nossa vida pode se estender além dos cem anos. Pode haver esperança que essa criança se desenvolva, mesmo que alguns entendam que há idade para tudo.