Contando Histórias ... dia do livro

DIA 18 DE ABRIL SE COMEMORA O DIA DO LIVRO INFANTIL. É O ANIVERSSÁRIO DE JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO, QUEM MAIS ESCREVEU PARA AS CRIANÇAS.

Trabalho em uma biblioteca municipal e sou contadora de histórias a quase quarenta anos. Por isso, nestes dias que antecedem e sucedem essa data, saio pelas escolas que previamente agendam com meu chefe, o Secretário de Cultura, a contar histórias para as crianças. Houve um tempo que eu achava difícil controlar as crianças pra contar-lhes histórias, mas hoje em cada escola é uma surpresa. Os rostinhos lindos e os olhinhos brilhantes a escutar e participar de cada história.

Hoje contei a história da "princesa Miolo de pão"(Novo tesouro da Juventude) e a lenda da Cobra Mágica história que minha avó materna me contou quando eu era uma menina.

Saí da Escola "Elzita Barbarioli", com a alma enlevada. Por isso venho até aqui pra dizer a vocês que experimentem essa tarefa um dia.

Juntem algumas crianças e contem histórias. Mas não caiam na besteira de contar como se estivessem lendo. Ler, só se for pra UMA criança e bem calma. A menos que seja professor e tenha domínio de classe. Contem se sentindo e agindo como os personagens das histórias. Elas ficarão maravilhadas e vocês com a alma em festa. Criança não mente e se você for bem competente elas irão te aplaudir bastante mas se for incompentente, vai ficar decepcionado com elas.

Mas, mesmo que elas façam muita bagunça e você não consiga contar a história toda, nunca desistam. Contem histórias para seus filhos e netos. contem pra quantas crianças puderem e nunca esqueçam de contar de onde tiraram essas histórias. Façam isso para que elas peguem o gostinho pela leitura. Nosso mundo precisa de pequenos leitores pra se tornarem grandes governantes e quem sabe mais honestos que os que aí se encontram.

FELIZ SEMANA DO LIVRO PRA TODOS!

Nilma Rosa Lima
Enviado por Nilma Rosa Lima em 20/04/2017
Reeditado em 24/04/2017
Código do texto: T5976190
Classificação de conteúdo: seguro