Sete de setembro em São Sebastião do Paraíso (1939)

Em edição de 5 de outubro de 1939, a revista O Malho, do Rio de Janeiro, publicou registro fotográfico das comemorações do dia 7 de setembro daquele ano, em São Sebastião do Paraíso, no sudoeste mineira. Fazia pouco mais de um mês que o monsenhor Jerônimo Madureira Mancini havia assumido a paróquia da Igreja Matriz, em substituição ao monsenhor Jose Phillipe da Silveira, que falecera, quatro meses antes daquela dada, depois 25 anos prestados na liderança da comunidade católica local. Naquele momento, as obras da Igreja Matriz (atual) estavam sendo finalizadas, como mostram o registro fotográfico. O registro fotográfico tem a seguinte legenda: “Sete de setembro em São Sebastião do Paraíso – Flagrante das comemorações que se realizaram em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, por ocasião da passagem do 7 de setembro, vendo-se desfilando garbosamente pela cidade os alunos do Ginásio Paraisense, o acreditado estabelecimento de ensino que ofereceu, para o 1º prêmio do Concurso Grandes Vultos do Brasil, de O Tico-Tico, matrícula grátis por 5 anos com enxoval na ocasião do ingresso”. Naquele momento, o Ginásio Paraisense estava sob a direção do professor Lamartine Amaral, no ano seguinte, passou a ser diretor o Dr. Pedro de Souza e Silva. Fonte: Revista O Malho, Rio de Janeiro, edição de 5 de outubro de 1939.