ESSAS TORCIDAS ORGANIZADAS !!

ESSAS TORCIDAS ORGANIZADAS !!

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Torcidas organizadas na realidade, não são movimentos de torcedores que são insanamente apaixonados pelos seus clubes. Estes movimentos, em grande parte, são de "torcedores" de má índole bêbados,marginais e drogados que se identificam como grupo através de um clube, não o clube os motiva à tais atitudes. Como já foi longamente documentado em inquéritos policiais, estudos e entrevistas de delegados que investigam tais torcidas, o que menos importa é o clube. Várias toscidas organizadas desenvolvem atividades relacionadas à trafico de drogas e tem fortes vínculos com facções criminosas de algumas cidades. O que motiva elas a se confrontarem, intimidarem jogadores e dirigentes é a disputa por poder. Ou alguém crê que brigas entre torcidas do Cruzeiro foram motivadas por "eu apoio mais o clube que você"? Ou que Atlético-PR e Vasco são grandes rivais históricos que decidiram vários títulos no passado que se encontraram na última rodada do campeonato brasileiro com objetivos fortes e por ânimos exaltados suas torcidas entraram em confronto? E Santa Cruz e Paraná tem um grande histórico de rivalidade entre os clubes? Lembrado que neste caso o objetivo dos torcedores do Santa era de atingir torcedores do Paraná e por um acaso estranho atingiu um torcedor do Sport, que como foi dito ao longo do texto, estava ali para tirar fotos, provavelmente para identificar possíveis alvos futuros nos confrontos com os torcedores do Santa Cruz.

Mais uma vez,recentemente o futebol abriu espaço para a violência: torcedores de Santa Cruz e Paysandu protagonizaram cenas de guerra em Recife antes e depois da partida entre os dois clubes, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na última terça-feira dia 8

A Torcida Bicolor, principal torcida organizada do Paysandu foi até a capital pernambucana para assistir ao jogo vencido pelo Papão por 2 a 1, mas bastou deixar o estádio do Arruda para ser seguida pela principal torcida organizada do Santa Cruz-PE, a Inferno Coral.

Em Recife, a torcida paraense para incendiar, ainda teve o apoio de uma torcida rival do Santa Cruz-PE, a Fanáutico. Segundo dirigentes do Timbu, os integrantes da Torcida Bicolor apenas almoçaram no bairro dos Aflitos, onde fica a sede da torcida e também as instalações da equipe do Náutico-PE.

Vários torcedores ficaram feridos e, além disso, alguns moradores próximos ao local da confusão tiveram danos com lojas e veículos parados.

Para isso, os clubes e o governo do estado já informaram que vão tomar providências para conter a violência nos estádios de futebol. Em 2014, um torcedor foi morto na saída do estádio do Arruda ao ser atingido por um vaso sanitário. Alguém se recorda disso?

E por falar em violências e agressões, foi mencionado o tipo de torcida organizada na Argentina, os Barras Brava. Curiosamente, surgiu uma noticia de que um grupo destes torcedores foram até a sede da Federação Argentina exigir ingressos para a Copa do Mundo no Brasil, mostrando a força política que exercem. Força essa que se nota na quantidade de políticos argentinos que são eleitos por estes grupos, desde representantes distritais à presidente Cristina Kirchner. Mencionando também que estes grupos pressionam seus clubes para obter vantagens como exploração de uma loja oficial do clube, muitas vezes localizadas no próprio estádio.

Por fim, gostaria de comentar as medidas que foram atribuídas como forma de diminuir o hooliganismo na Inglaterra. "Leis mais duras" não ajudariam em nada, já que criminosos de torcidas organizadas raramente são presos para que lhes sejam aplicadas as sansões da lei.

Querem um exemplo? em que ficou o caso do menino boliviano assassinado pelo grupo de corintianos?. "Banimento do álcool em jogos de futebol" talvez seja a medida mais absurda, porque após tudo que disse é difícil atribuir brigas ao álcool. "Banimento dos cantos racistas" é coerente, mas difícil quando os responsáveis nunca são presos. "Banimento permanente dos torcedores problemáticos" funcionaria, mais uma vez, se os responsáveis fossem punidos. "Maior policiamento e revista na entrada" ajudaria se a maior parte das brigas não acontecesse no entorno dos estádios. "Estádios mais modernos" no Brasil isso já existe, mas não tem servido a esse proposito, já que "brigões" são constantemente identificados pela TV e não pelos sistemas de monitoramento dos estádios. "Aumento no preço dos ingressos" no Brasil não cabe mais, já que os ingressos já tem subido acima da inflação nos últimos 15 anos e as brigas tem acontecido com mais frequência no exterior dos estádios. "Eliminação das arquibancadas" não resolve. "Amadurecimento social amplo" é uma boa medida.

Confesso que into muitas saudades do meu tempo de menino nos idos de 1970 quando tinha 12 anos, em que eu ia sozinho ao estádio da Fonte Nova ou "Mangabeirão", assistia minhas partidas do Bahia, contra times de fora e não havia nada de violência dentro do estádio, todo mundo sentadinho bonitinho e só se levantava na hora do gol ou de algum lançe de perigo.

E ai daquele que ficasse toda hora se levantando sem motivo algum. Levava uma banda de laranja chupada pelas cosras ou um rolete de cana.

Depois do jogo, eu ia para casa são e salvo. E meu irmão mais velho me ensinou uma vez, e ele se lembra até hoje de que quando faltassem 3 minutos para o encerramento da partida, eu caisse fora por causa do empurra empurra.

Hoje amigos, o que se vê nos estádios, é muitos elementos até de cabelos brancos badernando dentro das arquibancadas, pulando que nem macaco preso na jaula gritando também igual a macaco "uh uh uh" 90 minutos e o pior é que quem não é da baderna, tem que infelizmente se misturar a essa corja e a polícia quando consegue chegar, vai espancando as pessoas erradas.

Qual a melhor solução? Fazer uma assinatura de tv com o pacote completo das partidas de futebol e ficar em casa tranquilo numa boa.

Hoje, sabemos muito bem que O álcool tem um poder detonador e provocador de brigas considerável, mas este fato perde importância em um contexto de maior parte das brigas marcadas previamente por redes sociais.

Aliás, para que servem mesmo as redes sociais? Para se postar fotos com a barriga cheia mas na realidade a despensa está vazia? Ou é para mostar que fulana vai bem com o seu amor mas as hematomas estão espalhadas pelo corpo inteiro? Ou para exibir o seu carrão com "IPVA" atrasadão e um monte de pendências de multas e o banco ameaçando levar o carrão?

Mas, sem fugir dos meus comentários, quero lembrar aos amigos que a nossa querida américa do sul sempre foi palco de confusões também e sempre teve cadeira cativa nas páginas policiais ( vide os argentinos contumazes). Nas libertadores da década de 60,70 e 80 voavam diversos objetos em campo na Argentina, Uruguai e Paraguai. Só não mostrava tanto porque a tv ainda não era tão avançada. E no brasil também sempre teve confusão. É um absurdo não poder levar filho, namorada e familia no campo por causa de baderneiros. No brasil, a midia ta dando mais atenção a isso nesses ultimos anos pela Copa e pela urgencia na mudança desse comportamento.

É como a dona Rede Globo de Televisão mãe da hipocrisia relapsa através dos seus narradores e comentaristas que procuram maquiar a triste realidade mostrando belas mulheres em close, o casalzinho de namorados se beijando na boca, o menininho apreensivo com a camisa do Vasco ou alguns babacas de óculos escuros com a faixa " Galvão oi nós aqui". Santa frescura casada com hipocrisia.

Bestialidade e imposição de poder são fruto da ignorância, do despreparo e da falta de formação do indivíduo.

O fato em questão é uma necessidade animal de marcação de território, nunca uma conduta de um ser humano civilizado.

Infelizmente, devo relatar que uma criança indefesa e inocente foi resgatada de uma via expressa, quando andava calmamente em seu velocípede.

É assim que eu vejo as torcidas organizadas essa pouca vergonha.

O problema aqui no Brasil é bem mais complexo. Você tem que saber primeiro, que lá na Inglaterra a cota televisiva não sustenta os clubes do país. Ela é dividida de forma bem mais igualitária, quase como na NFL, de longe a liga esportiva mais organizada do planeta entre todas que se possa imaginar.

Aqui temos uma grande emissora podre, que praticamente sustenta os times. Eles pedem adiantamentos para contratar, de 1 e até 2 anos de cotas da tv. O cenário atual da violência, mas ingressos caros nas novas arenas, é o momento perfeito para a Rede Globo vender mais PFCs do que jamais sonhou em toda vida. E os times se alegram pois poderão arrecadar ainda mais.

E outra coisa, se a novela dela terminar meia noite, a partida começa meia noite e um e o torcedor que se ferre.

Eu sou extremamente contra qualquer tipo de torcida organizada, mesmo que ela seja completamente integrada por pessoas "do bem". Não vejo a necessidade de se 'organizar' pra torcer por um time. Se eu gosto do time X eu vou lá, compro o ingresso e vou no estádio, simples. Mas aí tem o sentimento de pertencimento a uma comunidade.

Ahhh, esse sentimento. O mesmo que gerou o nazismo, o mesmo que faz milhares de pessoas venderem as casas pra dar dinheiro pra igreja, o mesmo que faz milhares de pessoas realizarem trabalhos voluntários e ajudar outras milhares de pessoas. Todo mundo quer pertencer à uma comunidade, ainda mais nas grandes cidades onde os laços comunitários são praticamente inexistentes. Aí chega a torcida organizada oferecendo esse sentimento que corrompe as pessoas mais íntegras. Apesar de ter uma temática mais política/social, eu sempre recomendo o filme "A Onda" pra entender melhor como esse processo acontece.

O nosso país sem crédito está na era paleolítica e não está preparado para esse tipo de movimento.

E é só !!!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 17/04/2017
Código do texto: T5973210
Classificação de conteúdo: seguro